Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Danilo Pertence"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Sem thumbnail disponível
    Item
    Metodologias disruptivas: um estudo sobre o desenvolvimento, implantação e resultado de ambientes de inovação na EPT
    (0001-04-25) Silva, Danilo Pertence; Jesus, Ângelo Magno
    A presente pesquisa foi norteada em consideração a utilização de Ambientes de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais com a proposta de Metodologias de Ensino Disruptivas, bem como sua contribuição, desafios e expectativas para o desenvolvimento do aluno em um modelo de educação integral, humana, omnilateral e completa. A fim de se aprofundar neste tema, foi definido como objeto de estudo a implantação de um modelo de metodologia disruptiva criada e desenvolvida pelo Instituto Federal, o IFMAKER, um laboratório de criação de protótipos, convencionais ou digitais com uma proposta no enriquecimento didático para a formação de estudantes em uma concepção completa de educação, nas quais se aplicam teorias como o “learning by doing” (aprender na prática). E assim, através de uma pesquisa bibliográfica diagnóstica, busca-se neste estudo conhecer sobre a aplicabilidade desta metodologia em questão já em andamento em alguns campi, bem como a estruturação da implantação diante aos docentes nos conteúdos fornecidos pelo projeto. Objetiva-se também analisar os resultados e suas contribuições para os envolvidos neste projeto, principalmente no que se refere à preparação do indivíduo em suas competências e habilidades para a inserção ao mundo do trabalho. Com isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na qual foi levantada uma série de artigos a partir da base de dados de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito do tema. Estes estudos foram avaliados qualitativamente com o objetivo de se identificar boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de atividades educacionais e à coordenação destes ambientes de inovação. Assim, estudando um modelo inovador em funcionamento, consegue-se a partir desta análise propor possíveis melhorias se caso for, e ainda promover uma abertura de pesquisa para futuros projetos que podem se aprofundar mediante ao conhecimento adquirido nesta pesquisa. Neste sentido, com base nos dados qualitativos encontrados na revisão, foi realizada a produção de um guia contendo as diretrizes e boas práticas para coordenação dos ambientes IFMAKER com o objetivo de auxiliar nos aspectos educacionais, gerenciais e sociais no contexto dos Ambientes de Inovação.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos