Navegando por Autor "Silva, Brígida Júnia de Paulo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA relação entre livro didático e recursos hídricos: análise da aproximação de estudantes do 6°ano com a sua realidade(0024-03-25) Silva, Brígida Júnia de Paulo; Doutor Neimar Freitas DuarteO livro didático vem sendo usado como ferramenta de ensino-aprendizagem na educação básica brasileira desde os tempos imperiais. Dada a sua relevância no contexto escolar, é importante avaliar os conteúdos nele veiculados, a fim de verificar em que medida nele se articulam conhecimento teórico e realidade. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar três livros didáticos de Geografia do 6° ano do ensino fundamental, com a finalidade de verificar a articulação entre os conteúdos propostos sobre recursos hídricos e a realidade vivida pelo aluno. Para tanto, foi utilizada como percurso teórico-metodológico a técnica de Análise de Conteúdo para seleção e posterior categorização dos dados obtidos sobre o tema recursos hídricos em cada obra. Posteriormente, foi feita a comparação entre os três livros didáticos, a fim de analisar se havia estratégias de aproximação do conteúdo com o estudante. Como resultado, foi possível observar que os livros didáticos analisados buscam, em geral, uma aproximação entre seu conteúdo e a realidade vivida pelo aluno no tocante aos recursos hídricos. Entretanto, alguns aspectos mais específicos do conteúdo são abordados de forma superficial e sem articulação com o cotidiano, não possibilitando a real compreensão da importância do tema para os discentes.
- ItemE-BOOK PROPOSTAS DIDÁTICAS EM GEOGRAFIA : 10 sugestões práticas para suas aulas(0024-03-25) Silva, Brígida Júnia de Paulo; Duarte, Neimar Freitas; Doutor Neimar Freitas DuarteEste e-book foi criado com o intuito de compilar práticas educativas sobre os recursos hídricos para serem utilizados na grade curricular do ensino da matéria de geografia. Todas as práticas selecionadas estão de acordo com as normativas de grade estabelecidas e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e embasadas na aprendizagem sob a optica da Taxonomia de Bloom, que prega o ensino por hierarquia de aprendizagem dos alunos e o respaldo científico nas temáticas sobre os Recursos Hídricos abordados.