Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Rodrigues, Lucas Luís Ferreira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Construção de um circuito fotoelétrico (fotoemissivo) com materiais acessíveis para utilização como recurso didático no ensino médio
    (2025-01-31) Rodrigues, Lucas Luís Ferreira; Doutor Fabrício Vieira Andrade
    O presente trabalho consiste na construção de um circuito fotoelétrico, com a utilização de materiais acessíveis e um multímetro capaz de medir a resistência elétrica na faixa de 20 M. Este trabalho se justifica porque pode incentivar o professor a realizar uma aula que não seja meramente expositiva e, ao mesmo tempo, abordar um tema de Física moderna. Também, porque a construção do experimento é simples e de baixo custo, os materiais são acessíveis e a radiação ultravioleta da lâmpada é de baixa intensidade. Primeiro, foi construído uma célula fotoemissiva com uma placa de alumínio, tela de aço inox e tela de nylon. Depois foi montado um circuito contendo essa célula e três transistores do tipo NPN. Para produzir o efeito fotoelétrico foi utilizado uma lâmpada ultravioleta de 5 W, utilizada normalmente em aquário. Ela foi colocada em cima da célula e para medir o efeito fotoelétrico foi utilizado um multímetro na função ohmímetro. São discutidas ainda algumas dificuldades enfrentadas na realização do experimento, com intuito à facilitação de sua aplicação por professores dentro da sala de aula ou laboratório de ciência, quando for o caso da escola possuir este espaço. Por último, pode se dizer que este trabalho mostra que é viável a construção de um experimento que explore o efeito fotoelétrico com materiais de baixo custo e acessíveis, também pode de afirmar que o efeito fotoelétrico é facilmente percebido pela alteração da resistência elétrica indicada no multímetro. Portanto, o professor, ao propor utilizar tal experimento em sala de aula, não terá dificuldade de construir, nem de demonstrar tal efeito e com pouco risco devido à baixa intensidade da radiação ultravioleta.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos