Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ramos, Sérgio Oliveira Pires "

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios encontrados por professores formados em Pedagogia para ensinar matemática aos alunos do 5º ano
    (2024-09-27) Ramos, Sérgio Oliveira Pires ; Mestre Márcio Augusto Gama Ricaldoni; Mestra Melissa Campos Alves
    O ensino da matemática desempenha um papel crucial na formação acadêmica e na preparação para a vida dos alunos. A matemática não é apenas uma disciplina escolar, mas uma habilidade fundamental necessária para o futuro do estudante. Ensinar matemática para alunos do 5º ano é uma tarefa complexa, pois nessa fase os estudantes estão na transição entre o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II, com características diferentes no modelo e organização escolar, além da diferença na formação dos profissionais da educação que atuam nesses anos. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre os desafios enfrentados por professores formados em pedagogia ao ensinar Matemática para alunos do 5º ano. O fundamento central é compreender como a falta de formação em matemática impacta na qualidade do ensino, os desafios encontrados por professores formados em pedagogia para lecionar Matemática e como ocorre essa abordagem com os alunos. Este trabalho examinará a importância da matemática nesse último ano de aprendizagem do Ensino Fundamental I, os desafios enfrentados pelos professores, as dificuldades dos alunos, a influência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas práticas de ensino. A pesquisa foi feita por meio do estudo de algumas literaturas existentes sobre o tema e análise bibliográfica de autores que estudam o assunto. Alguns dos resultados encontrados na pesquisa mostram que os professores que cursam somente Pedagogia tem ciência da importância da Matemática, mas muitos não tem afinidade com a matéria, e por isso, possuem dificuldade para ministrar a disciplina no 5º ano, sendo, portanto, um fator considerável e preocupante para o ensino da matemática em sala de aula.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos