Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Paula, Geovana Maria Freitas de"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas laboratoriais como recurso didático para a elaboração de atividades para o ensino de solos: estudo de caso dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ouro Preto
    (2024-01-15) Paula, Geovana Maria Freitas de; Doutor Diego Alves de Oliveira; Doutora Caroline Delpupo de Souza
    Este trabalho deriva dos esforços empreendidos em torno da proposição de novas metodologias educacionais como alternativas para superar problemas históricos nas relações de ensino e aprendizado, grandemente presentes na rede pública de ensino brasileira. Seu objetivo é conceber e executar práticas pedagógicas em Educação em Solos para estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Ouro Preto (MG), correlacionando-as com a temática das Unidades de Conservação. Além disso, pretendeu-se realizar reflexões acerca do uso de metodologias ativas para o ensino de Geociências na educação básica. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos no portal de periódicos da CAPES. Posteriormente, foram conduzidos trabalhos de campo no Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA), a partir de um transecto, no qual foram identificados quatro sítios geomorfológicos, nos quais foram abertos perfis, sendo coletadas amostras em cada um. Elas foram submetidas a análises laboratoriais de caráter exploratório no Laboratório de Geografia Física do IFMG campus Ouro Preto. Esta etapa foi fundamental para o reconhecimento das propriedades morfológicas, físicas e químicas dos solos utilizados nas práticas pedagógicas. Foram elaboradas cinco aulas práticas que, posteriormente, foram executadas na escola alvo deste estudo. Os resultados obtidos demonstram que a utilização de metodologias ativas é muito eficaz para a compreensão de conteúdos relacionados ao estudo dos solos, frequentemente considerado abstrato.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PROFGEO: convergindo trajetórias em direção ao ensino de Geografia do IFMG
    (2024-10-01) Fonseca, Venilson Luciano Benigno; Novais, André Luiz Barbosa; Magalhães Júnior, Edivar; Vieira, Cristiano Alexandre; Cupolillo, Fulvio; Santos, Saul Lima; Gomes Braga, Fernando; Costa Júnior, Clóvis dos Santos; Lima, Camila Rodrigues de; Dutra, Paulo Alexandre Gomes Campos; Delpupo Souza, Caroline; Sousa, Leonardo Coelho de; Silva, Cecília Félix Andrade; Paula, Geovana Maria Freitas de; Lacerda, Lucas Henrique; Cardoso, Leandro Andrade; Delpupo Souza, Caroline; Editora IFMG
    Como primeiro produto bibliográfico derivado das ações da comunidade do PROFGEO/IFMG, esta obra pretende representar a materialização de um exercício coletivo de convergência das experiências pregressas de docentes e discentes, com os pretensos legados teóricos que se almeja construir enquanto programa. O volume busca avançar na compreensão do processo e do momento de implementação do PROFGEO, a partir do resgate de construções e pesquisas em curso, em franco diálogo com o ensino de Geografia. Além disso, serão propostos exercícios e olhares acerca da Geografia e de seu ensino, sempre por meio da articulação entre experiências pregressas e apontamentos futuros no âmbito do PROFGEO. Por fim, a obra centra-se em debates sempre articulados com as linhas de pesquisa do programa: Linha 1 – Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar; Linha 2 – Formação docente em Geografia; Linha 3 – As linguagens no ensino de Geografia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PROFGEO: Convergindo trajetórias em direção ao ensino de Geografia do IFMG
    (2024-09-19) Novais, André Luiz Barbosa; Lima, Camila Rodrigues de; Souza, Caroline Delpupo; Júnior, Clóvis dos Santos Costa; Silva, Cecília Félix Andrade; Vieira, Cristiano Alexandre; Júnior, Edivar Magalhães; Braga, Fernando Gomes; Cupolillo, Fulvio; Paula, Geovana Maria Freitas de; Cardoso, Leandro Andrade; Sousa, Leonardo Coelho de; Lacerda, Lucas Henrique; Dutra, Paulo Alexandre Gomes Campos; Santos, Saul Lima; Fonseca, Venilson Luciano Benigno; Souza, Caroline Delpupo
    Primeiro produto bibliográfico derivado das ações da comunidade do PROFGEO/IFMG, esta obra pretende representar a materialização de um exercício coletivo de convergência das experiências pregressas dos docentes e das docentes, com os pretensos legados teóricos que se almeja construir enquanto programa. O volume busca avançar na compreensão do processo e do momento de implementação do PROFGEO, a partir do resgate de construções e pesquisas em curso em franco diálogo com o Ensino de Geografia.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos