Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Matoso, Ítalo Hugo Gonçalves"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O comércio de vinho de inverno nos restaurantes do centro histórico de Ouro Preto - MG
    (2024-10-03) Matoso, Ítalo Hugo Gonçalves; Doutor Frederico Divino Dias
    A vitivinicultura no Brasil tem ganhado cada vez mais importância, como o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e técnicas de plantio e manejo das videiras. Esses avanços, aliados a condições singulares de um país de extensão continental, diferentes regiões cultiváveis ​​com climas distintos e diferentes épocas de colheita, atraem os olhares dos curiosos consumidores e especialistas mundiais. Dentre a grande variedade de vinhos produzidos no Brasil, o objeto de estudo desse trabalho é o “Vinho de Inverno”, produzido a partir de um processo de manejo da videira, chamado de dupla-poda, que permite a colheita das uvas durante o inverno e resultam em vinhos com qualidade e tipicidade que expressam o “terroir tropical de altitude”. O presente trabalho teve como objetivo analisar o comércio dos Vinhos de Inverno nos restaurantes do centro histórico de Ouro Preto–MG, e identificar as demandas, dificuldades e potencialidades do comércio desse produto na cidade patrimônio da humanidade e vitrine para turistas de todo o mundo. Para isso foi adotado uma abordagem quali-quantitativa coma aplicação de questionários aos responsáveis pelas adegas dos restaurantes. Essa pesquisa se justifica por entender que o comércio de vinhos de inverno na cidade de Ouro Preto, representa uma possibilidade de divulgação e visibilidade para os produtores que buscam expandir seus horizontes comerciais. E para o comércio local, a inclusão desses vinhos nas cartas de vinhos pode ser uma oportunidade de elevar a experiência do cliente, oferecendo um produto com características singulares e possibilidades de harmonização com a comidaria mineira que é oferecida.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos