Navegando por Autor "Lelis, Irving dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Financeira na Educação Profissional e Tecnológica(2024-10-28) Lelis, Irving dos Santos; ; Doutor José Fernandes da SilvaEste e-book, intitulado "Educação Financeira na Educação Profissional e Tecnológica", foi produzido pelo mestrando Irving dos Santos Lelis, sob a orientação do Professor Dr. José Fernandes da Silva, como produto educacional – resultado da pesquisa “Educação Financeira na Formação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT): Uma Análise de Produtos Educacionais sob a Perspectiva da Teoria da Idoneidade Didática”. Inserido na Linha 1 "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", o e-book busca tornar pública a pesquisa do mestrado e fornecer explorações teóricas e conceituais, propiciando momentos de reflexão a todos os atores envolvidos na EPT. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, sob a perspectiva da Idoneidade Didática, de que forma a Educação Financeira é tratada na EPT, a partir dos estudos das pesquisas produzidas pelas instituições associadas ao Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT. Esta produção é destinada aos docentes e TAEs das instituições federais de ensino e a todos os professores de outras redes que ministram aulas sobre Educação Financeira.
- ItemEducação financeira na Educação Profissional Tecnológica (EPTt): uma análise de produtos educacionais sob a perspectiva da teoria da idoneidade didática(2024-10-28) Lelis, Irving dos Santos; Doutor José Fernandes da SilvaEsta dissertação analisa a relação entre Educação Financeira e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sob a perspectiva da idoneidade didática. A problemática central é: Como a Educação Financeira pode contribuir para a formação integral dos estudantes do ensino médio integrado na EPT? A pesquisa justifica-se pela importância da Educação Financeira na formação integral dos estudantes. O objetivo geral é analisar como a Educação Financeira na EPT é abordada nas pesquisas realizadas pelas instituições associadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Já os objetivos específicos são: identificar as dissertações e produtos acadêmicos que tratam do tema Educação Financeira na EPT; examinar como as dissertações e os produtos desenvolvidos no ProfEPT abordam a integração da Educação Financeira na EPT; e desenvolver um E-book que explique os conceitos de Educação Financeira, EPT e idoneidade didática. A investigação é qualitativa e foi realizada em três etapas: (1) pesquisa de produções acadêmicas no ProfEPT, que resultou em 1613 dissertações (2018-2023), das quais apenas 10 estavam diretamente relacionadas ao contexto da investigação; (2) análise das produções acadêmicas relacionadas à Educação Financeira; e (3) elaboração de um E-book como produto educacional. A investigação revelou uma lacuna significativa na integração de elementos inovadores na Educação Financeira, especialmente no contexto da EPT. O E-book desenvolvido apresenta sete propostas de atividades para trabalhar a Educação Financeira na perspectiva do componente Desenvolvimento de Valores Democráticos e Pensamento Crítico. Por fim, espera-se que esta dissertação e o produto educacional que emerge dela contribuam para a disseminação de conhecimentos e práticas eficazes em Educação Financeira, fomentando a importância da inclusão desta temática nos currículos de Matemática da EPT, e inspirando futuras investigações que abordem a relação entre Educação Financeira e formação integral dos estudantes da rede EPT.