Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "DINIZ, Elza Magela"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    EVASÃO NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MINERAÇÃO DO IFMG – CAMPUS CONGONHAS.
    (2019-02-28) DINIZ, Elza Magela; Profª. Dra. Vera Lúcia Nogueira; Profª. Drª. Maria Adélia da Costa
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam na evasão dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Mineração no IFMG - Campus Congonhas. A opção por esse Curso se justifica em função das altas taxas de evasão que ele tem apresentado num contexto de demandas regionais favoráveis à busca de qualificação profissional na área de formação oferecida pela Instituição. Evasão e retenção são problemas que se destacam na educação brasileira há muitas décadas e, atualmente, no âmbito dos Institutos Federais, tem mobilizado o Governo federal a implementar medidas com vistas a diagnosticar suas causas e, bem assim, buscar soluções. Consoante a tais preocupações, nesta pesquisa, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa que contou com a aplicação de questionários, entrevistas e pesquisa documental. Os sujeitos da investigação foram os estudantes que se encontravam em situação de evasão escolar no Curso Técnico Subsequente. Os dados foram analisados com base no modelo conceitual proposto por Rumberger e Lim (2008) que destacam a influência de fatores individuais e Institucionais. Os resultados nos levam a inferir que, a evasão ocorreu por um somatório de fatores individuais e institucionais. Nos fatores individuais destacamos o acesso ao campus, as dificuldades de aprendizagem e dificuldades financeiras que leva o estudante a optar pelo trabalho em detrimento da formação. Nos fatores institucionais, destacamos a rigidez do currículo, dificuldades de acesso ao auxílio estudantil, falta de acompanhamento junto ao estudante, ausência de aulas práticas e visitas técnicas.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos