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Navegando por Autor "Borges, Diego"

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    Aplicações das ferramentas básicas da qualidade: revisão narrativa da literatura
    (2024-01-29) Borges, Diego; Mestre Cássio Antônio Mendes Lacerda
    A gestão da qualidade é essencial para o sucesso organizacional, focando nas expectativas do cliente, eficiência operacional e competitividade. Priorizando o cliente, as decisões empresariais buscam superar suas expectativas para garantir satisfação. As ferramentas básicas da qualidade desempenham papel central, oferecendo abordagens estruturadas para identificar, analisar e resolver problemas, alinhando-se às necessidades dos clientes. A identificação precisa de locais e métodos de aplicação, com base em exemplos práticos, é crucial para entender como essas ferramentas podem ser eficazmente utilizadas no mundo real. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar artigos científicos sobre as aplicações das ferramentas básicas da qualidade. Sendo assim, o presente estudo teve como questão norteadora “Como e onde está sendo aplicado às ferramentas básicas da qualidade? Para responder a essa pergunta, realizou-se pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas do Periódicos Capes e Scielo, utilizando as palavras-chave: “aplicação(ões) das ferramentas de qualidade OR ferramentas de gestão de qualidade”. A pesquisa foi delimitada aos artigos científicos em português publicados no período de 2019 a 2023, estabelecendo assim uma base temporal para a seleção. Foram identificados 385 artigos científicos revisados por pares, dos quais 22 foram selecionados para análise devido à sua aplicação das ferramentas da qualidade. Uma avaliação foi conduzida para examinar a implementação prática dessas ferramentas nos artigos científicos escolhidos. As ferramentas mais frequentemente empregadas foram o Diagrama de Ishikawa, utilizado em 40,48% dos casos, seguido pelo Diagrama de Pareto, presente em 21,43% das análises, o Fluxograma ou Diagrama de Processo, com 19,05%, o Histograma, com 7,14%, e a Folha de Verificação, com 9,52%. Além disso, a única ferramenta básica da qualidade não utilizado nos artigos revisados foi o Diagrama de Dispersão. Embora abordando setores e desafios diversos, a aplicação dessas ferramentas tinha um objetivo comum: identificar as causas raízes dos problemas e estabelecer ações para eliminá-los ou minimizar seus impactos

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