Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Argueles, Juliana Valéria Borges"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso das avaliações externas para diagnóstico das dificuldades apresentadas na disciplina de matemática pelos ingressos nos Cursos Técnicos do IFMG – Campus São João Evangelista - e o Projeto de Nivelamento
    (2017-12-12) Gomes, Igor Tavares; Souza, Isabela Bárbara de; Argueles, Juliana Valéria Borges; Mestre Tiago de Oliveira Dias
    O trabalho a ser descrito a seguir é uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, realizada com alunos ingressantes no Ensino Técnico de Nível Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG-SJE). Teve como objetivo promover uma intervenção pedagógica com o propósito de contribuir para melhoria dos índices de desempenho dos alunos ingressantes dos cursos técnicos concomitantes no IFMG-SJE, por meio da estruturação e aplicação de uma proposta de nivelamento pautada nos conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental que são prérequisitos para o Ensino Médio. As motivações para tal pesquisa se deram devido às experiências dos autores ao realizar o Ensino Médio na Instituição e também pelos baixos resultados do desempenho dos estudantes frente às avaliações externas, devido à falta de domínio de conteúdos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada a partir do estudo sobre avaliações externas, que proporcionou subsídio para a construção de itens para compor a avaliação diagnóstica aplicada aos estudantes. Com os resultados da avaliação, pôde-se chegar a uma proposta de nivelamento extraclasse para intervir nas dificuldades evidenciadas. O nivelamento apresentou uma abordagem de autoconstrução do conhecimento por parte dos alunos, baseando-se em metodologias como jogos, materiais concretos, resolução de problemas e investigação. Após o nivelamento, foi reaplicada aos alunos outra avaliação com o intuito de obter dados para um comparativo frente aos resultados da avaliação inicial e do desempenho dos alunos participantes com relação aos demais.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos