Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Pauliana Duarte Moreira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    SABARAÇÃO: prática de Modelagem Matemática com estudantes do 9º ano, de uma escola pública de Sabará, após visita ao aterro sanitário da cidade
    (2024-07-27) Alves, Pauliana Duarte Moreira; Mestra Daila Silva Seabra de Moura Fonseca; Mestra Débora Silva Veloso Rocha
    A presente pesquisa teve por objetivo principal investigar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para o aprendizado de conteúdos matemáticos pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma visita ao aterro sanitário da cidade de Sabará, em Minas Gerais. O referencial teórico central é fundamentado na Modelagem Matemática segundo Burak e suas etapas. A metodologia inicia com uma análise teórico-bibliográfica do tema, seguida pela realização de sessões de trabalho em grupo, nas quais os alunos elaboraram e resolveram problemas matemáticos que foram produzidos a partir da visita ao aterro sanitário da cidade. Alguns dados para a realização das atividades foram previamente coletados pelos estudantes durante a visita ao aterro e outros foram coletados por meio de pesquisa na internet. As atividades foram realizadas em sala e em encontros individualizados com os grupos, seguindo as etapas definidas por Burak. Ao final do processo, foi aplicado um questionário semiestruturado aos participantes, para aferir as impressões dos alunos em relação à atividade proposta. Os dados coletados, juntamente com as análises realizadas, evidenciam a relevância da Modelagem Matemática no processo de ensino-aprendizagem, tornando o ensino da Matemática mais interessante e conectado com a realidade, contribuindo para uma formação crítica e consciente dos alunos. A experiência prática foi bem recebida pelos estudantes, que mostraram interesse em atividades semelhantes. Além disso, a atividade também promoveu a conscientização ambiental e desenvolveu habilidades críticas e práticas em matemática.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos