Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Autor "Andrade, Bianca Fernandes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso dos critérios de idoneidade didática para investigar práticas de ensino de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica(2019-12-13) Andrade, Bianca Fernandes; Santos, Mikaele Regina Ferreira dos; Doutor José Fernandes da SilvaNesta pesquisa apresentamos resultados do uso de um método de noções teóricas para analisar e avaliar práticas de ensino de uma futura professora residente no Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista. A residente trabalhou os conteúdos matemáticos “Múltiplos e Divisores” em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa teve como objetivo construir uma análise de aulas regência da professora por meio de critérios de Idoneidade Didática buscando identificar e avaliar os critérios de Idoneidade Didática em sua prática de ensino, sugeridos, pelo Enfoque Ontosemiótico (EOS) de Godino e colaboradores. O presente estudo teve como método de coleta de dados a observação do participante com o auxílio de filmagens das aulas. Os resultados permitiram perceber que a Idoneidade Didática é uma importante ferramenta de análise de aulas para que docentes avaliem suas práticas em vista das múltiplas dimensões existentes na Educação.