Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) por Autor "Nogueira, Camila"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInclusão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para o fortalecimento do NAPNEE de um campus do IFMG(2020-12-20) Nogueira, Camila; Doutora Gláucia do Carmo XavierEsta pesquisa tem por objetivo contribuir para o fortalecimento de um NAPNEE do IFMG para que o processo de inclusão do campus pesquisado seja aprimorado, auxiliando na ampliação das condições de permanência e aprendizagem dos discentes com necessidades educacionais específicas. A proposta metodológica deste trabalho orienta-se pela abordagem qualitativa. A questão que orienta esta pesquisa é: de que maneira o fortalecimento do NAPNEE pode contribuir para a garantia de uma educação inclusiva no âmbito de um campus do IFMG? Por meio da pesquisa-ação, pretendeu-se atuar diretamente nas rotinas e atividades do setor para, além de participar ativamente da realidade do NAPNEE, propor alternativas para a melhoria das ações executadas. A presente investigação teve início com a pesquisa bibliográfica; seguida da fase de coleta de dados, por meio da realização de entrevista individual, grupo focal e aplicação de questionário. A entrevista foi realizada com um membro da equipe gestora do campus lócus, representada pelo Diretor de Ensino, para compreender o processo de gestão e as expectativas dos beneficiários em relação à atuação do setor pesquisado, bem como identificar e avaliar a concepção da política de inclusão adotada pela unidade pesquisada. O grupo focal contou com a participação dos membros do NAPNEE para analisar como a inclusão se materializa no núcleo. Posteriormente, aplicou-se um questionário físico para professores do referido campus, com o intuito de levantar as percepções dos docentes sobre as ações e o suporte do NAPNEE. Como consequência, a pesquisa-ação permitiu estabelecer parâmetros para efetivar mudanças internas no setor, por meio da elaboração de um plano de ação. Por fim, foi desenvolvido o produto educacional intitulado “Conhecendo o NAPNEE do IFMG’’, que se configura como um manual informativo, com o intuito de oportunizar à comunidade escolar o acesso às informações sobre o núcleo. Tais iniciativas buscaram reorganizar o suporte do NAPNEE para os atores que estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e o fortalecer a inclusão no campus pesquisado.