Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) por Autor "Doutor Pablo Menezes e Oliveira"
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- ItemA arquitetura dos espaços físicos do IFMG no processo de construção de uma história da instituição(0002-08-24) Silva, Alexander Fuccio de Fraga; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa procura identificar como a arquitetura dos espaços físicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) contribui para a construção de uma história da Instituição, investigando as construções de suas unidades, antes e depois de sua criação, em 2008. Buscou-se comparar os projetos arquitetônicos dos campi São João Evangelista e Ribeirão das Neves, utilizando-se documentos históricos, arquivos fotográficos das alterações arquitetônicas, e fotos da arquitetura atual que identificam seus espaços. No estudo dos espaços desses campi, duas situações se destacam. O primeiro, cujas construções remontam, em sua maioria, à segunda metade do século passado, teve a história marcada por um intenso processo de industrialização e por disputas ideológicas no âmbito educacional. Por outro lado, a criação da Rede Federal trouxe consigo uma nova abordagem, visível no estudo dos espaços do Campus Ribeirão das Neves, concebido sob uma perspectiva contemporânea, alinhada ao Programa Brasil Profissionalizado. A arquitetura dos espaços físicos do IFMG, dessa forma, percebe-se nos estudos realizados, uma variedade de espaços e construções mas que se interconectam à medida que novas edificações vão se formando, transformando o que era antigo em novo, formando um conjunto arquitetônico em direção a uma identificação que traz na memória acontecimentos, informações e esperança de uma educação de melhor qualidade, de formação omnilateral e democrática, como concebida nos documentos de sua criação.
- ItemHistórias do IFMG campus Congonhas narrativas e identidades em torno do processo de construção de um espaço escolar(0003-07-24) Raimundo, Renata Borges; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEste trabalho versa sobre a construção das histórias do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Congonhas, escolhido como o lócus desta ação. A pesquisa se encontra no campo da História da Educação, trabalhando com as dimensões da história da educação profissional e com o estudo das instituições escolares. Além disso, o conceito de memória institucional também é discutido e é explorado a partir de uma reflexão conceitual, mas também sobre sua relação com a instituição escolar, para então, analisar como estes conceitos interagem e geram um sentimento de pertença e identidade com a instituição estudada. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados depoimentos de servidores que atuam no local pesquisado, demandando o uso das ferramentas da História Oral, bem como imagens relacionadas ao cotidiano do campus. O objetivo do trabalho foi colaborar com a construção de um sentimento de pertencimento daquele espaço educativo para seus alunos e servidores, a partir das suas histórias e memórias. A metodologia de análise de dados adotada foi a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). O produto educacional resultante foi uma Exposição, voltada para as histórias e memórias do IFMG Campus Congonhas com o intuito de resgatar o sentimento de pertencimento dos servidores desta instituição escolar.
- ItemMEU IFMG, MEU LUGAR: Um Estudo sobre Representações Sociais e Acolhimento no Ensino Médio Integrado(2025-03-19) Campos, Rosileni Pereira de Morais Campos; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar a forma como os IFMG Campus Ouro Branco é percebido pela comunidade que o cerca, tendo como base teórica a Teoria das Representações Sociais de Serge Mocovici para compreender as múltiplas identidades construídas pelos discentes, pais e responsáveis. Para tanto, definindo-se como objetivo geral investigar as representações sociais associadas à instituição, considerando como espaço de Educação Profissional e Tecnológica e seu papel na formação humana integral. Diante disso, a pesquisa estabelece os seguintes objetivos específicos: mapear o perfil socioeconômico e cultural dos alunos recém-ingressos do 1º ano do Ensino Médio Integrado; analisar as representações sociais dos estudantes, pais e responsáveis sobre o IFMG Campus Ouro Branco; e desenvolver um produto educacional que fortaleça a identidade institucional e contribua para o acolhimento e adaptação dos ingressantes .A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva e exploratória, de abordagem qualiquantitativa, utilizando pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários presenciais aos estudantes ingressantes do Ensino Médio integrado, além de questionários eletrônicos direcionados aos seus responsáveis. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin, compreendendo as fases de pré-análise, exploração e inferência teórica. Os resultados evidenciaram que as representações sociais sobre o IFMG Campus Ouro Branco são construídas a partir de expectativas acadêmicas, oportunidades de formação e desafios na adaptação ao Ensino Médio Integrado. Além disso, foi identificada uma relação entre identidade racial e procedência educacional, apontando que a autodeclaração racial é mostrada menos frequente entre estudantes oriundos da rede privada, o que sugere a necessidade de maior debate sobre diversidade e pertencimento institucional. Diante desses achados, foi desenvolvido e validado o produto educacional "Guia para o Ensino Médio Integrado: Meu IFMG, meu lugar, um mapa de experiências interativo para o acolhimento e a adaptação dos ingressantes, permitindo-lhes conhecer os espaços, serviços e dinâmicas institucionais do IFMG de maneira acessível e lúdica. A aplicação do material declarou sua relevância e alcance, sendo amplamente recomendada pelos participantes da pesquisa. Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento da identidade acadêmica do IFMG junto à comunidade, alinhando-se ao princípio da formação omnilateral, que rege a Educação Profissional e Tecnológica. Recomenda-se que estudos futuros ampliem a investigação sobre o impacto das representações sociais na permanência e sucesso dos estudantes, bem como a relação entre identidade racial e pertencimento institucional no Ensino Médio Integrado.
- ItemO Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais: impasses em torno de um projeto de educação profissional(2025-03-21) Santos, Raquel Maria Oliveira dos.; Doutor Pablo Menezes e OliveiraA presente pesquisa buscou compreender as mudanças realizadas na rede de ensino técnico brasileiro, por força da Lei nº 11.892/2008, que objetivou alterar a institucionalidade das unidades de ensino da Rede Federal de Educação Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ganha especial atenção, porém, um outro aspecto da questão: analisar os motivos pelos quais algumas das instituições da rede não aderiram ao processo. Nesse sentido, o estudo buscou analisar as motivações pelas quais o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) não aderiu ao projeto dos Institutos Federais. A hipótese central se relaciona com o interesse da referida instituição em se tornar uma Universidade Tecnológica. Para tanto, determinamos como objetivo geral analisar o processo de construção da educação profissional no Brasil, com ênfase nas políticas implementadas pelo Governo Federal, a partir da criação dos primeiros CEFETs, por força da Lei n. 6.545, de 30 de junho de 1978, e seu processo de ampliação, em fins dos anos 1980 e ao longo da década de 1990, com ênfase para o CEFET-MG. Como percurso metodológico, foi realizado um levantamento das fontes, procurando analisar e interpretar a legislação e os projetos construídos pelo governo sobre a educação profissional durante o recorte temporal estabelecido. O estudo também propõe identificar as discussões teóricas sobre educação omnilateral e integral na educação profissional e tecnológica e sua relação com o mundo do trabalho como forma de superação de uma educação dualista (manual x intelectual); relacionar as motivações que levaram o CEFET MG a não aderir ao projeto educacional dos IFs, abordando a temática das Universidades Tecnológicas (UTs); desenvolver um produto educacional, nesse caso um vídeo, que expresse, por meio de linguagem simplificada, a trajetória da educação profissional e tecnológica no país, com ênfase na não adesão do CEFET-MG ao projeto dos IFs. A pesquisa é do tipo aplicada, de abordagem qualitativa, com pesquisa documental, que analisou leis, decretos e demais atos administrativos do período em questão, com base em arquivos digitais e também em periódicos, e pesquisa bibliográfica, que reuniu artigos científicos, teses e literatura clássica sobre o tema. Com a realização deste estudo, espera-se contribuir para o entendimento da política da educação para o trabalho no Brasil, em suas dimensões relacionadas ao desenvolvimento econômico nacional e às implicações sociais. Por fim, foi desenvolvido um produto educacional, em formato de vídeo documentário, tratando do objeto desta dissertação.