Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) por Autor "Campos, Rosileni Pereira de Morais Campos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMEU IFMG, MEU LUGAR: Um Estudo sobre Representações Sociais e Acolhimento no Ensino Médio Integrado(2025-03-19) Campos, Rosileni Pereira de Morais Campos; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo analisar a forma como os IFMG Campus Ouro Branco é percebido pela comunidade que o cerca, tendo como base teórica a Teoria das Representações Sociais de Serge Mocovici para compreender as múltiplas identidades construídas pelos discentes, pais e responsáveis. Para tanto, definindo-se como objetivo geral investigar as representações sociais associadas à instituição, considerando como espaço de Educação Profissional e Tecnológica e seu papel na formação humana integral. Diante disso, a pesquisa estabelece os seguintes objetivos específicos: mapear o perfil socioeconômico e cultural dos alunos recém-ingressos do 1º ano do Ensino Médio Integrado; analisar as representações sociais dos estudantes, pais e responsáveis sobre o IFMG Campus Ouro Branco; e desenvolver um produto educacional que fortaleça a identidade institucional e contribua para o acolhimento e adaptação dos ingressantes .A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva e exploratória, de abordagem qualiquantitativa, utilizando pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários presenciais aos estudantes ingressantes do Ensino Médio integrado, além de questionários eletrônicos direcionados aos seus responsáveis. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin, compreendendo as fases de pré-análise, exploração e inferência teórica. Os resultados evidenciaram que as representações sociais sobre o IFMG Campus Ouro Branco são construídas a partir de expectativas acadêmicas, oportunidades de formação e desafios na adaptação ao Ensino Médio Integrado. Além disso, foi identificada uma relação entre identidade racial e procedência educacional, apontando que a autodeclaração racial é mostrada menos frequente entre estudantes oriundos da rede privada, o que sugere a necessidade de maior debate sobre diversidade e pertencimento institucional. Diante desses achados, foi desenvolvido e validado o produto educacional "Guia para o Ensino Médio Integrado: Meu IFMG, meu lugar, um mapa de experiências interativo para o acolhimento e a adaptação dos ingressantes, permitindo-lhes conhecer os espaços, serviços e dinâmicas institucionais do IFMG de maneira acessível e lúdica. A aplicação do material declarou sua relevância e alcance, sendo amplamente recomendada pelos participantes da pesquisa. Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento da identidade acadêmica do IFMG junto à comunidade, alinhando-se ao princípio da formação omnilateral, que rege a Educação Profissional e Tecnológica. Recomenda-se que estudos futuros ampliem a investigação sobre o impacto das representações sociais na permanência e sucesso dos estudantes, bem como a relação entre identidade racial e pertencimento institucional no Ensino Médio Integrado.