Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestre André Geraldo da Costa Coelho"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPlanejamento estratégico: um estudo sobre o comportamento estratégico à luz das metodologias de Kaplan e Norton e Miles e Snow em uma associação comercial do Vale do Rio Doce(0021-12-21) Costa, Lucas Vieira; Mestre André Geraldo da Costa CoelhoO terceiro setor é compreendido por organizações que prestam assistência voluntária a uma parcela da população, por isso, criar estratégias para que as entidades continuem a desenvolver suas atividades e possuam sustentabilidade financeira mostra-se como um grande desafio. Nesse sentido, as associações comercias desempenham um papel relevante na defesa dos interesses da classe empresarial, por isso, para que essa parcela da sociedade continue mantendo sua competitividade, é necessário que a mesma crie relações fortes para garantir suas permanências no mercado. Com isso, aplicar ferramentas gerenciais que objetivam mensurar o desempenho e identificar o comportamento estratégico, são atividades relevantes para avaliar se os objetivos estão de acordo com as atividades e ações desenvolvidas; dessa forma, a pesquisa possui como seu objetivo geral, identificar o comportamento estratégico de uma associação comercial por meio da metodologia Balanced Scorecard. Nessa perspectiva, a pesquisa utilizou-se do método qualitativo de pesquisa por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada e aplicação de um questionário com membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Guanhães (ACIG). Por meio da análise das informações coletadas verificou-se o comportamento estratégico da associação no seu ambiente interno e externo, além da criação do mapa estratégico contendo indicadores para mensuração dos objetivos estratégicos existentes, contribuindo assim para a satisfação dos objetivos específicos da pesquisa.
- ItemProdução de queijos de leite de búfala(Bubalus Bubalis): um estudo do ambiente competitivo dos produtores de queijo no distrito de Correntinho/MG à luz do modelo de Michael Porter. [recuro eletrônico](2021-12-21) Cardoso,Adnare Kelly; Mestre André Geraldo da Costa Coelho; Doutor Charles André Souza BispoO leite, por ser um alimento complexo com altas taxas de concentração de macro e micronutrientes, é um dos alimentos mais comercializados no mundo. E, produtos lácteos como os queijos têm se destacado pelo aumento de vendas nos últimos anos. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar o ambiente competitivo dos produtores de queijo no distrito de Correntinho/MG, segundo o modelo de Michael Porter. Para alcance do objetivo proposto empregou-se a metodologia exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa. As técnicas utilizadas para coleta dos dados no estudo de caso consistiram em aplicação de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas e observação não participante. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma amostra não probabilística por acessibilidade com cinco produtores de queijo de leite de búfala. Para analisar os dados da pesquisa foi feita uma revisão teórica de conteúdos que abordassem sobre as estratégias competitivas a partir do modelo das cinco forças competitivas propostas por Michael Porter.Os resultados obtidos demonstram que a principal barreira para a entrada de novos produtores no mercado de Correntinho/MG é a necessidade de capital. O queijo de leite de búfala apresenta uma vantagem competitiva superior, se comparado aos queijos de leite de vaca, devido às suas características nutricionais e de rendimento. Contudo o produto é vendido pelo mesmo preço do queijo de leite de vaca. Constatou-se ainda que os fornecedores e compradores exercem grande poder de barganha sobre os produtores. Verificou-se que as principais barreiras limitantes na introdução da produção de queijos de leite de búfalas são grandes investimentos financeiros e os custos de mudança. Diante da pesquisa constatou-se que os produtores não adotam nenhuma estratégia competitiva eficiente para obterem um desempenho superior aos de seus concorrentes. Pela crescente produção de queijos de leite de búfalas, e pela eficiência das estratégias competitivas sugere-se que outros pesquisadores realizem estudos sobre o ambiente competitivo de produtores de queijo de leite de búfala em outras localidades a partir de modelos estratégicos elaborados por outros autores.