Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Especialista Éber Lopes Mendes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudo da satisfação e motivação dos profissionais de saúde do hospital regional de Guanhães.(2022-12-14) Mourão, Gabriely Pereira; Magalhães, Loyane Cruz; Especialista Éber Lopes Mendes; Mestre José Leonardo de Oliveira RodriguesA presente pesquisa tem como principal objetivo realizar um estudo sobre a satisfação e motivação dos colaboradores do Hospital Imaculada Conceição (HIC), situado em Guanhães MG. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritiva no qual o método utilizado foi uma pesquisa em campo por meio de um formulário eletrônico. Este formulário foi divido em cinco seções, no qual os respondentes demonstram estar parcialmente satisfeitos. Nas seções foram analisados os seguintes aspectos: satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com a chefia, satisfação com as promoções que a empresa oferece, satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com o salário. As questões aplicadas foram inspiradas na escala de satisfação no trabalho (EST). Quanto a metodologia, esta é definida como qualitativa onde a análise de dados é feita de maneira sistemática. Os estudos e análises feitos mostram que são necessários vários fatores para que um colaborador se sinta satisfeito e motivado. A satisfação e motivação são bastante complexas e ambas têm suas particularidades. Sendo assim, pode-se concluir que é necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto para que se produza um acervo crítico sobre ele, uma vez que ele é de extrema importância não só para os colaboradores do HIC, mas também para a sociedade num todo.
- ItemLiderança organizacional feminina: um retrato da produção científica brasileira(2022-12-14) Santos, Cristiele Aparecida de Jesus dos; Jácome, Maisa Faria; Especialista Éber Lopes Mendes; Mestra Janice Queiroz de Pinho GonçalvesA liderança organizacional é de grande importância para o sucesso de uma empresa, quando se tratam desses cargos estratégicos, existe uma distinção entre o gênero feminino e o gênero masculino. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a liderança organizacional feminina foi discutida na literatura brasileira no período de 2011 a 2021. Pretende-se também analisar a relação de desigualdade de gênero no ambiente organizacional, bem como identificar as características da liderança feminina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratória, para a qual utilizou-se obras acadêmicas publicadas entre 2011 e 2021. Os materiais foram extraídos da base de dados SciELO e Periódicos CAPES. Após os meios de inclusão e exclusão, selecionamos dez trabalhos para análise. Concluímos que, desde antes da revolução industrial, a inserção da mulher no mercado de trabalho é afetada. Além de visualizarmos episódios no âmbito da liderança organizacional que abordam diferenças entre os gêneros, tais como: relação salarial, escolaridade, oportunidade e escalamento de carreira. Por fim, as características de uma mulher para cargos de liderança são vistas tanto como ponto positivo, quanto como ponto negativo. Essas particularidades abrem as portas para futuras pesquisas.
- ItemQualidade de vida no teletrabalho: um estudo de caso com servidores de uma instituição de ensino Federal em Minas Gerais(2022-12-15) Gonçalves, Ingrid Glória de Queiroz; Souza, Luisa Ynara Ferreira de.; Especialista Éber Lopes Mendes; Doutor Sheldon William SilvaReconhecendo a importância das pessoas para alcançar o sucesso organizacional, as empresas, nos últimos anos, têm se preocupado cada vez mais com a questão da qualidade de vida no trabalho. No setor público, essa preocupação também é tema presente, uma vez que, através da promoção da qualidade de vida, as organizações públicas têm a possibilidade de melhorar o serviço público com uma maior valorização do servidor. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos servidores de uma Instituição de ensino federal de Minas Gerais acerca da qualidade de vida no trabalho remoto durante o período de pandemia da Covid-19. Para atingir o objetivo, foi utilizada a metodologia qualitativa, com a realização de uma entrevista semiestruturada e a posterior análise de conteúdo dos dados coletados. Com os resultados obtidos, foi possível perceber que o ensino remoto emergencial (ERE) foi importante enquanto medida provisória para dar continuidade ao ensino, no entanto, tal modalidade, em que os professores tiveram que trabalhar de casa, trouxe alguns prejuízos para a qualidade de vida desses docentes, como sobrecarga, cansaço físico e piora da saúde mental. Importante destacar que a qualidade de vida no trabalho tem impacto direto na capacidade produtiva e no bem-estar laboral dos indivíduos. Assim, o que torna esta pesquisa relevante é a possibilidade de entender os impactos positivos e negativos da pandemia sobre os docentes, compreendendo a nova realidade por eles vivenciada.