Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Doutor Sheldon William Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de uma empresa de capital aberto: estudo do desempenho econômico-financeiro da Vale S.A no período de 2017-2021.(2022-12-13) Alves, Naiara; Santos,Vitória de Almeida; Doutor Sheldon William Silva; Doutor Demétrius GonçalvesA Vale S.A. é uma empresa brasileira de capital aberto, que atua no setor de mineração e por ser uma empresa renomada, todos os acontecimentos envolvendo seu nome geram um grande impacto em toda a sua estrutura. Nos anos de 2015 e 2019, a empresa esteve envolvida em dois grandes desastres ambientais. Os desastres ambientais podem impactar de forma negativa o desempenho financeiro de uma organização. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o impacto no desempenho econômico-financeiro da Vale S.A. após o desastre ambiental ocorrido em Brumadinho - 2019. A abordagem da pesquisa se classifica como quantitativa e qualitativa de cunho descritivo. Este trabalho dar-se-á por uma pesquisa bibliográfica e o método para a coleta de dados se caracteriza como documental. Com base nas análises realizadas, revelou-se que o rompimento da barragem de Brumadinho em 2019, retardou o crescimento que a empresa vinha apontando de 2017 para 2018. Para arcar com suas obrigações do desastre, a Vale S.A. teve um impacto total de R$ 28,818 bilhões no final do exercício social, apresentando um resultado negativo em seu lucro líquido de 2019. No exercício de 2020, a empresa começou a se recuperar e, no ano de 2021, alcançou lucro líquido de R$ 121,434 bilhões, resultado esse melhor que o ano base utilizado
- ItemComércio eletrônico durante a pandemia: a percepção das confeiteiras da cidade de Peçanha-MG sobre o mercado de doces artesanais(2022-12-12) Nascimento, Iara Amaral.; Doutor Sheldon William SilvaO presente trabalho discorre sobre a utilização das redes sociais durante a pandemia para auxiliar no mercado de doces artesanais. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a percepção de confeiteiras da cidade de Peçanha – Minas Gerais sobre a utilização do comércio eletrônico no mercado de doces artesanais durante a pandemia. Como objetivos específicos buscou descrever as principais tendências do mercado de doces artesanais e sua relação com o comércio eletrônico, identificar os principais canais eletrônicos utilizados para o comércio de doces artesanais e analisar a percepção de confeiteiras sobre as oportunidades e ameaças presentes no mercado de doces artesanais no comércio eletrônico. Ao longo do trabalho foi descrito conceitos e dados sobre o comércio eletrônico e as redes sociais e sobre o mercado de doces artesanais. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, classificada como bibliográfica e ainda como um estudo multicaso. Como também, em relação aos fins, a pesquisa é considerada como descritiva e quanto a abordagem, a pesquisa é qualitativa. Tal pesquisa é amparada na análise de conteúdo documental e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se com os resultados obtidos que as redes sociais são indispensáveis para o desenvolvimento das confeiteiras como empreendedoras. Além disso, pôde saber quais dessas redes sociais são melhores e piores em relação a análise das empreendedoras e também, a percepção delas sobre o atendimento online e físico.
- ItemEmpreendedorismo feminino e a relação trabalho-família em um contexto de pandemia: uma revisão de literatura.(2022-12-15) Maria, Juliana Cândido; Doutor Sheldon William Silva; Especialista Éber Lopes MendesO número de empreendimentos liderados por mulheres está em constante ascensão no Brasil.O empreendedorismo feminino é uma fonte de renda que contribui ativamente na geração de empregos e produção de riquezas. Com isso o presente trabalho tem por objetivo geral identificar se a pandemia da COVID-19 impactou a mulher empreendedora brasileira no desafio de conciliar suas atividades de ordem pessoal e profissional. Em relação à metodologia, a pesquisa realizada é de natureza descritiva, trata-se de uma revisão bibliográfica. As fontes de dados utilizadas na pesquisa foram o Google acadêmico e o Portal CAPES. As buscas foram realizadas utilizando as palavras-chave: “empreendedorismo feminino”, “pandemia” e “trabalho-família”. As obras que trataram de forma concomitante os temas: “empreendedorismo feminino” e “pandemia”, ou “liderança feminina” e “pandemia” ou “empreendedorismo feminino” e “relação trabalho-família” ou “liderança feminina” e “relação trabalho-família” ou “relação trabalho-família” e “pandemia” foram incluídos nessa pesquisa. Os trabalhos que não trataram de forma específica o empreendedorismo feminino ou a relação trabalho-família, ou os que trataram o empreendedorismo de forma genérica foram descartados. Os trabalhos com conteúdo restrito que impossibilitou a leitura da pesquisa na íntegra também foram excluídos. A síntese dos resultados nos fez observar que apesar do aumento no número de empreendimentos liderados por mulheres ainda existe muito preconceito no que tange às questões de gênero e estereótipos associados ao empreendedorismo feminino. Perante essa atmosfera depreciativa e com o surgimento da pandemia de COVID-19 a situação tornou-se ainda mais delicada. Visto que os estudos comprovaram que a gestão do tempo e as dificuldades em ajustar as atividades profissionais e pessoais pioraram durante esse período.
- ItemEmpreendedorismo jovem: um estudo das características empreendedoras dos alunos do curso de Administração de um Instituto Federal de Minas Gerais(2022-12-12) Cardoso, Erika de Almeida; Melo, Izaias Mendes de; Doutor Sheldon William Silva; Especialista José Leonardo de Oliveira RodriguesO empreendedorismo entre os jovens está crescendo, no Brasil, como uma forma de inserção no mercado de trabalho. Diante dessa excepcionalidade, torna-se imprescindível a posse de certas características empreendedoras, que forneçam subsídios para um maior sucesso dos empreendimentos. Portanto, este trabalho de conclusão de curso visa "Identificar as características empreendedoras em jovens estudantes do curso de Administração de um Instituto Federal de Minas Gerais". Para este estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando métodos de pesquisa descritiva. Aplicou-se um questionário procurando traçar o perfil, características e competências empreendedoras, e também avaliar a contribuição da faculdade para o desenvolvimento empreendedor, no qual participaram 77 estudantes do curso de Administração do IFMG-SJE. Porém, conforme regras de controle que visavam atestar a atenção dos respondentes para o desenvolvimento da pesquisa, apenas 68 compuseram o grupo de estudo. Os resultados mostram que os alunos de graduação em administração têm características comportamentais empreendedoras de realização, planejamento e poder, com variações por sexo, idade e período. Os resultados mostram também que os estudantes têm uma forte intenção de se tornarem empreendedores ou de iniciarem um negócio, possuem as competências necessárias, bem como avaliam positivamente a contribuição da faculdade para o desenvolvimento empreendedor. Em aspectos gerais, a procura no empreendedorismo por uma oportunidade de trabalho, reforça a necessidade de as instituições de ensino atuarem como promotoras de habilidades e competências, contribuindo para a formação de características empreendedoras entre os estudantes, uma vez que a posse destas características confere aos empreendedores uma maior probabilidade de sucesso.