Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental por Orientador "Doutor Neimar de Freitas Duarte"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGerminação e crescimento de plântulas de faveira vermelha (Parkia multijuga Benth.) utilizando rejeito de garimpo (“Curimã”) em Itaituba - PA(2024-07-04) Pires, Leandro Ribeiro; Doutor Neimar de Freitas DuarteA mineração é um setor de grande importância econômica no país, porém em garimpos clandestinos sem qualquer controle, grandes passivos ambientais são criados e resultam em maior degradação do ambiente. Relacionado a recuperação ambiental dessas áreas, alguns dos rejeitos gerados podem ser aproveitados no setor de construção, outros não possuem valor econômico, mas podem ser utilizados como insumo na produção de mudas para a recuperação de áreas degradadas. Parkia multijuga Benth. é uma espécie secundária inicial, que tem boa germinação e sobrevivência em florestas secundárias e até mesmo em solos nus, o que a torna adaptável a diversos tipos de sítios, sendo recomendada para recuperação de áreas degradadas. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a germinação e crescimento de plântulas de Parkia multijuga Benth. submetidas a diferentes tipos de quebra de dormência, temperaturas, níveis de luminosidade e concentrações de rejeito de garimpo, em ambientes de laboratório e viveiro de produção de mudas. O primeiro capítulo tem como objetivo avaliar a influência de temperaturas e tipos de quebra de dormência na germinação da espécie Parkia multijuga Benth. Conforme resultados os melhores percentuais de germinação ocorreram com a quebra de dormência com escarificação em lixa (sob temperaturas de 25 e 30ºC). Este método é indicado pela facilidade na aplicação e baixo custo. O segundo capítulo objetiva avaliar a influência do rejeito de garimpo (curimã) e condições de luminosidade na germinação e crescimento de plântulas de P. multijuga na região de antigos garimpos em Itaituba-PA (sudoeste do estado do Pará). Os resultados demonstram que a luminosidade e temperatura do local afetaram os parâmetros estudados em plântulas de P. multijuga. A concentração de curimã influenciou as variáveis IVE, Comprimento de Parte Aérea e Massa Seca de Parte Aérea.
- ItemGerminação e crescimento de plântulas de faveira vermelha (Parkia multijuga Benth.) utilizando rejeito de garimpo (“Curimã”) em Itaituba - PA(2024-06-04) Pires, Leandro Ribeiro; Doutor Neimar de Freitas DuarteA mineração é um setor de grande importância econômica no país, porém em garimpos clandestinos sem qualquer controle, grandes passivos ambientais são criados e resultam em maior degradação do ambiente. Relacionado a recuperação ambiental dessas áreas, alguns dos rejeitos gerados podem ser aproveitados no setor de construção, outros não possuem valor econômico, mas podem ser utilizados como insumo na produção de mudas para a recuperação de áreas degradadas. Parkia multijuga Benth. é uma espécie secundária inicial, que tem boa germinação e sobrevivência em florestas secundárias e até mesmo em solos nus, o que a torna adaptável a diversos tipos de sítios, sendo recomendada para recuperação de áreas degradadas. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a germinação e crescimento de plântulas de Parkia multijuga Benth. submetidas a diferentes tipos de quebra de dormência, temperaturas, níveis de luminosidade e concentrações de rejeito de garimpo, em ambientes de laboratório e viveiro de produção de mudas. O primeiro capítulo tem como objetivo avaliar a influência de temperaturas e tipos de quebra de dormência na germinação da espécie Parkia multijuga Benth. Conforme resultados os melhores percentuais de germinação ocorreram com a quebra de dormência com escarificação em lixa (sob temperaturas de 25 e 30ºC). Este método é indicado pela facilidade na aplicação e baixo custo. O segundo capítulo objetiva avaliar a influência do rejeito de garimpo (curimã) e condições de luminosidade na germinação e crescimento de plântulas de P. multijuga na região de antigos garimpos em Itaituba-PA (sudoeste do estado do Pará). Os resultados demonstram que a luminosidade e temperatura do local afetaram os parâmetros estudados em plântulas de P. multijuga. A concentração de curimã influenciou as variáveis IVE, Comprimento de Parte Aérea e Massa Seca de Parte Aérea.
- ItemUtilização de resíduos da construção civil na produção de pisos ecológicos drenantes(2023-11-06) Costa, Gabriela Cristina de Assis; Doutor Neimar de Freitas DuarteA pesquisa teve como objetivo principal avaliar a incorporação de agregados reciclados de concreto e cerâmica para a classe de resistência de 20 MPa, conforme os padrões mínimos exigidos pela norma técnica ABNT NBR 16416/2015. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira etapa, realizou-se uma revisão sistemática da literatura que resultou em 07 (sete) artigos científicos voltados para a proposta do estudo. Na segunda etapa, foi realizado um estudo de caso da geração de resíduos da construção civil (RCC) entre duas obras de sistemas construtivos distintos, uma executada em alvenaria estrutural e outra em pré- moldado. Na terceira etapa, avaliou-se o comportamento da resistência mecânica e de permeabilidade do piso ecológico drenante. Isso envolveu a análise do agregado reciclado in natura, além de sua mistura com agregado natural (brita 0), que foram avaliados quanto à resistência à compressão aos 28 dias. Como não existe normatização para o uso de dosagens específicas do concreto permeável, para determinar o traço a ser utilizado no experimento, considerou-se algumas literaturas que apontaram a variação 1:3 (relação de cimento/agregado em massa). Estabeleceu-se o fator água/cimento no valor de 0,40 como ponto de partida durante a moldagem dos corpos de prova. De maneira geral, os grupos de resistência com teores de 45% e 65% de resíduos de concreto e cerâmica cumpriram os requisitos estabelecidos pela ABNT NBR 9781:2013.