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Navegando Ouro Branco por Orientador "Doutor Ronan Daré Tocafundo"
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- ItemEspaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré TocafundoNeste trabalho investigamos possibilidades de utilização dos espaços do município de Sabará pelos docentes para a realização de atividades educativas envolvendo estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará, a saber: Administração, Eletrônica e Informática. Por meio de observação e de um exame preliminar de registros de visitas técnicas, gerenciada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, percebemos que essas práticas são quantitativamente modestas e que são escassas as propostas que contemplam o município onde a unidade da instituição está inserida. Em um período de 4 anos ocorreram 45 Visitas Técnicas com a participação de turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Dessas, somente seis foram desenvolvidas em Sabará, sendo apenas quatro os espaços visitados. Para descobrir as possibilidades de uso desses ambientes, primeiramente foi necessário pesquisar e identificar possíveis entraves à realização, no município, de atividades educativas em espaços não escolares, as quais chamamos também, para efeitos deste trabalho, de Atividades em Campo. O trabalho se constituiu como estudo de caso, de natureza qualitativa, valendo-se, associadamente, de técnicas como: pesquisas bibliográfica e documental; pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário a professores, e visitas a espaços municipais. A partir dos resultados da pesquisa, construímos, na perspectiva da Teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, estratégias de fomento às Atividades em Campo em escala local e desenvolvemos dois produtos educacionais, sendo eles: um mapa-guia digital e um e-book, que apresentam espaços municipais exploráveis para fins educativos. Acreditamos que esse trabalho contribua para: a) dar mais visibilidade aos espaços municipais que podem propiciar Atividades em Campo; b) aproximar o IFMG Campus Sabará e outras instituições de ensino ao lugar onde se situam; os estudantes e a realidade da qual fazem parte; teoria e prática; as instituições, sejam públicos ou privados, e a educação no município. Intencionamos colaborar para a diversificação das práticas educativas, para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação integral dos participantes.
- ItemFormação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)(0001-12-24) Brito, Marinalva Maria de; Doutor Ronan Daré Tocafundo; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraA nova concepção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e da Educação Física após a promulgação da LDB de 1996 rompeu com velhos paradigmas de ensino profissional instrumentalizado e unilateral. Hoje a EPT visa à formação humana integral do educando e tem como foco principal preparar o estudante para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade, agregando os conhecimentos teóricos e práticos à ciência, tecnologia e cultura. A educação Física deixa de ter como foco apenas a área das ciências da saúde, integrando à sua área de conhecimento outros conteúdos das ciências humanas e sociais. Essas mudanças provocaram, inevitavelmente, a necessidade de qualificação docente. Assim, nesta pesquisa, tratamos do problema central da formação de professores de Educação Física para atuação na Educação Profissional Tecnológica (EPT), buscando compreender como os pressupostos basilares dessa modalidade estiveram presentes durante a formação docente e como os professores se apropriam deles na prática docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso aplicado no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A amostra foi composta por 5 professores de Educação Física de cinco campi do IFMG. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista e para a análise dos dados foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelaram algumas lacunas na formação acadêmica inicial e continuada de professores que, necessariamente, precisam ser preenchidas para atender os objetivos e finalidades da EPT. Um produto educacional foi elaborado no sentido de contribuir para a compreensão das premissas fundamentais que sustentam a EPT.