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Navegando Betim por Orientador "Leandro Freitas de Abreu"
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- ItemReconhecimento Automático de Placas de Automóveis no MERCOSUL Usando YOLOv8 e Tesseract OCR(2023-12-14) Leandro Freitas de AbreuO reconhecimento automático de placas veiculares, é uma tecnologia que utiliza sistemas de câmeras, processamento de imagem e algoritmos de reconhecimento de caracteres para identificar e registrar as placas de veículos. Possui várias aplicações, como controle de acesso em estacionamentos, pedágios automáticos, monitoramento de tráfego, segurança de áreas restritas e aplicação da lei em caso de carros furtados ou com documentação irregular. Neste trabalho, para realizar o reconhecimento automático de placas veiculares utilizou-se do detector de objetos YOLOv8, gerando assim um conjunto de imagem do objeto placa veicular. No conjunto de imagens é feito um pré-processamento composto por duas etapas, técnica de super-resolução de imagem e operações de filtragem com a biblioteca do OpenCV. Para realizar o reconhecimento óptico de caracteres da imagem e utilizado o Tesseract OCR. O sistema de reconhecimento automático de placas veiculares foi avaliado num conjunto de 21 casos, conseguido realizar a correta identificação da placa veicular em todos os casos e o reconhecimento de caracteres em 19 casos.
- ItemREDE NEURAL APLICADA Modelagem e Controle em Robôs Quadrúpedes(2023-12-13) Arthur; Leandro Freitas de Abreu; Virgil Del Duca AlmeidaA aplicação de Redes Neurais é fundamental para identificar padrões, estabelecer correlações, classificar e prever resultados. Este estudo utiliza essas capacidades para desenvolver um Sistema Embarcado em Robótica Móvel (SERM) que consiste em duas Redes Neurais. A primeira age como um 'modelo', treinando o controlador para agir de forma preditiva, enquanto a segunda desempenha o papel do controlador. O objetivo é criar um controlador neural adaptável, capaz de aprender com o ambiente por meio dos dados sensoriais coletados. Esse controlador ajusta suas ações com base nessas informações, garantindo que as respostas atendam aos critérios de desempenho estabelecidos. Além da implementação de modelos neurais, este estudo investigou uma abordagem integrada que conjuga técnicas de previsão e controle, explorando as potencialidades das redes neurais em um contexto de robótica. O êxito observado nas estratégias propostas sugere perspectivas para pesquisas futuras, contemplando variadas arquiteturas de redes neurais e refinamentos na dinâmica do sistema. O sistema de controle proposto destaca-se por sua adaptabilidade, capacidade de aprendizado contínuo e eficiência operacional em ambientes caracterizados por dinâmicas desafiantes, abrindo caminhos promissores para o desenvolvimento de novos paradigmas de controladores.
- ItemRestrições em Controladores PID(2019-02-25) André Robert Caldeira de SOuza; Leandro Freitas de AbreuOs controladores PID desempenham um papel fundamental na indústria, sendo amplamente adotados devido à sua versatilidade e eficiência no controle de processos dinâmicos. No entanto, a aplicação prática desses controladores está sujeita a diversas restrições inerentes aos sistemas físicos, como a saturação dos atuadores e a troca entre modos de controle. Essas limitações podem comprometer o desempenho do sistema, dando origem a efeitos indesejados, como windup e bumps, que afetam a estabilidade e a resposta do controlador. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar e quantificar o impacto dessas restrições no comportamento dos controladores PI e PID em sistemas de primeira ordem com atraso puro de tempo, bem como investigar a eficácia de técnicas destinadas a mitigar seus efeitos. Para isso, foram realizadas simulações no ambiente simulink do MATLAB®, permitindo avaliar o desempenho dos controladores sob diferentes condições operacionais. O método back-calculation foi adotado como estratégia de anti-windup, enquanto a técnica bumpless-transfer foi implementada para suavizar a transição entre modos de operação.
- ItemRestrições em Controladores PID(0019-02-25) André Robert Caldeira de SOuza; Leandro Freitas de AbreuOs controladores PID desempenham um papel fundamental na indústria, sendo amplamente adotados devido à sua versatilidade e eficiência no controle de processos dinâmicos. No entanto, a aplicação prática desses controladores está sujeita a diversas restrições inerentes aos sistemas físicos, como a saturação dos atuadores e a troca entre modos de controle. Essas limitações podem comprometer o desempenho do sistema, dando origem a efeitos indesejados, como windup e bumps, que afetam a estabilidade e a resposta do controlador. Diante desse cenário, este trabalho busca analisar e quantificar o impacto dessas restrições no comportamento dos controladores PI e PID em sistemas de primeira ordem com atraso puro de tempo, bem como investigar a eficácia de técnicas destinadas a mitigar seus efeitos. Para isso, foram realizadas simulações no ambiente simulink do MATLAB®, permitindo avaliar o desempenho dos controladores sob diferentes condições operacionais. O método back-calculation foi adotado como estratégia de anti-windup, enquanto a técnica bumpless-transfer foi implementada para suavizar a transição entre modos de operação.