Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação
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Navegando Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação por Assunto "Eficiência Energética"
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- ItemDESENVOLVIMENTO DE UM MODELO COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO E CONTROLE DE TORQUE EM VEÍCULO(2025-02-20) Mendes, Lorran Luciano Oliveira ; Doutor Diego Henrique de Souza ChavesEste estudo propõe o desenvolvimento de um modelo computacional para simulação e controle de torque em um veículo equipado com câmbio automático de nove marchas, operando sob condições com motorista e quatro passageiros. Para atingir este objetivo, foram coletados da- dos veiculares por meio do sistema On-Board Diagnostics (OBD), permitindo a identificação e análise das variáveis para o controle do torque, tais como a rotação do motor, a posição do ace- lerador e os diferentes componentes do torque. Com base na análise dos dados, foi desenvolvido um modelo computacional que integra controladores PID em malha fechada e em modelo ARX para ajustar a aplicação do torque. As simulações realizadas, por meio do ambiente de modela- gem, evidenciaram que a combinação do controlador PID é eficaz para reduzir a discrepância entre o torque requisitado e o torque efetivamente aplicado. Em especial, a configuração de- nominada PIDARX6 demonstrou o melhor desempenho, apresentando um erro médio (RMSE) satisfatório em relação à curva de consumo mínimo, o que sugere um potencial significativo para a redução do consumo de combustível e a melhoria da eficiência energética do veículo. Dessa forma, o modelo desenvolvido contribui para o aprimoramento do desempenho dos veículos, oferecendo uma ferramenta promissora para a melhoria dos sistemas veiculares em condições reais de operação