Bacharelado em Sistemas da Informação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas da Informação por Assunto "Aplicação mobile"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação contadora de histórias para estímulo de habilidades cognitivas voltado para dispositivos móveis.(2021-03-02) Santos, Letícia Tavares dos; Amorim, Laiane Cunha Gonçalves.; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoA tecnologia tem evoluído gradativamente com intuito de tornar a vida das pessoas mais simples e acessível. Nesse processo de evolução, a sociedade tem se adaptado ao uso frequente de dispositivos móveis, como o smartphone. O uso do smartphone conectado à internet permite que as pessoas se interajam em qualquer parte do mundo, favorecendo a comunicação, o trabalho e o entretenimento. Tais benefícios também se aplicam em outros domínios da vida humana, como a educação. O uso da tecnologia na educação possibilita o ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico, o que é a temática deste trabalho, com foco na educação infantil. Consideramos, para efeito deste projeto, que os recursos tecnológicos podem estimular o lado cognitivo da criança através das ferramentas que estimulam o lúdico quando, dentre outras formas, as estimula a observar e ouvir histórias. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi implementar uma aplicação contadora de histórias para incentivar e ajudar a formação das crianças no quesito do desenvolvimento cognitivo e lúdico. Para o desenvolvimento do aplicativo proposto, partimos da proposta elaborada por Maia e Carmo (2017), que fizeram o levantamento inicial, a modelagem e a prototipação da ferramenta. O aplicativo desenvolvido possui recursos visuais, armazenamento de áudio, reprodução de histórias com a simulação holográfica e a leitura de arquivo em texto. O produto deste projeto foi avaliado qualitativamente e os seus resultados se mostraram satisfatórios, com isso a consideramos uma ferramenta apta a ser utilizada para estimular o lado cognitivo e lúdico de crianças.