Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Vieira Junior, Niltom"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de estruturas treliçadas via competição de protótipo de ponte
    (2022) Rodrigues-Silva, Jefferson; Vieira Junior, Niltom
    A Competição de Protótipo de Ponte (CPP) é defendida para o ensino de análise estrutural de treliças. Apesar de praticada no Ensino Médio e no Ensino Superior em cursos de Engenharia, sua conceitualização, alinhamento metodológico e curricular são divergentes e escassos na literatura. Assim, realizamos uma revisão bibliográfica narrativa com o objetivo de preencher essa lacuna, triangulando o marco teórico da CPP, relatos de experiências, a Educação STEAM (sigla do inglês para união entre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Humanidades e Matemáticas), as metodologias ABP e gamificação e as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN) para o Curso de Engenharia no Brasil. Como modelo, estabeleceram-se definições conceituais, procedimentais e avaliativas no sentido de auxiliar os professores e pesquisadores a desenvolverem e pesquisarem a CPP de forma alinhada com a DCN vigente e com a Educação STEAM. Concluiu-se que a CPP é promissora para o ensino transdisciplinar entre Engenharia e outras áreas STEAM.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos