Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Vasconcelos, Júnior Dias de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O uso do Teodolito artesanal como material didático no ensino da trigonometria
    (2019-12-17) Nunes, Jefferson Eduardo da Silva; Vasconcelos, Júnior Dias de; Mestre Sandro Salles Gonçalves
    O processo de ensino e aprendizagem vem sendo amplamente debatido nos últimos tempos em pesquisas, cursos de formação de professores, cursos de especializações lato e strictu sensu. Dentre essas discussões, ancora-se a dificuldade em torno da aprendizagem de conceitos de trigonometria: desde os mais básicos até as complexas relações trigonométricas que envolvem arcos, congruências e identidades. Este trabalho visou estudar as contribuições que a construção e utilização do Teodolito Artesanal como material didático pôde contribuir no ensino da Trigonometria, especificamente no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo, para alunos do segundo ano do Ensino Médio, em uma escola de zona rural do município de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados a observação, registros em cadernos e anotações a partir de uma atividade aplicada aos estudantes participantes. Os resultados apontam que a construção e utilização do teodolito artesanal, bem como a sua utilização em aulas práticas, pode contribuir para melhor entendimento das relações trigonométricas no triângulo retângulo. Destacamos que o uso de materiais manipuláveis, especialmente em matemática, possui relevante importância no processo de aprendizagem por parte dos estudantes por envolvê-los em atividades mais instigantes e torna-los parte do processo e não apenas destinatários desse.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos