Navegando por Autor "Tomaz, Ana Clara"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUtilização de plataforma de colaboração on-line na elaboração de checklist em uma indústria alimentícia(2024-02-29) Tomaz, Ana Clara; Prof. Carlos Roberto de Sousa CostaA conformidade com as normas de segurança alimentar demanda um sistema de gestão eficiente, garantindo o envolvimento total das partes interessadas e a implementação de medidas de controle adequadas. O gerenciamento eficaz de informações e resultados é crucial para assegurar o cumprimento das práticas de controle estabelecidas, promovendo a segurança e qualidade dos alimentos na produção. Nesse cenário, a construção de uma lista de verificação digital em paralelo aos sistemas tecnológicos se torna objeto relevante para a captação de dados em tempo real. O presente estudo teve por objetivo geral, desenvolver e implementar formulários digitais de checklist de limpeza, alinhados com os princípios da Indústria 4.0, com o intuito de melhorar o gerenciamento de informações em uma empresa do ramo de alimentos que se concentra na fabricação de batatas pré-fritas congeladas. O estudo apresenta uma revisão da evolução da indústria até a 4.0 e a correlação dos cenários nacionais com a indústria alimentícia, apresentando conceitos relevantes sobre a aplicação da tecnologia nas organizações e a importância da utilização de checklists de limpeza no setor alimentício. A fim de identificar os principais problemas relacionados ao preenchimento de documentos analógicos, o estudo ainda visa desenvolver uma lista de verificação de limpeza em um sistema de coleta de dados automatizada que permita a geração e construção da lista digital de forma eficiente e precisa. O método utilizado para este estudo foi descritivo, com delineamentos bibliográficos e aplicados. Os dados obtidos viabilizaram uma análise minuciosa dos principais problemas identificados no preenchimento dos checklists de limpeza em formato físico, fundamentando a necessidade de desenvolvimento de um documento digital correspondente. Entende-se que os resultados alcançados podem ser benéficos para a avaliação do surgimento do checklist digital como uma estratégia eficaz para aprimorar a gestão operacional e a qualidade dos processos em várias áreas, resultando na eliminação de todas as deficiências do processo, como ausência e/ou erros de assinaturas, falta de documentos e erros de preenchimentos, bem como a supressão de despesas com as impressões. Adicionalmente, proporcionou uma otimização mais eficaz do tempo.