Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Julia Gabriella Corrêa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem para o ensino de programação orientada a objetos: uma abordagem lúdica e interativa
    (2024-04-02) Silva, Julia Gabriella Corrêa; Mestre Cláudio Ribeiro de Sousa
    A relevância da programação e a crescente necessidade de habilidades nesse domínio têm sido cada vez mais evidentes. No entanto, é comum encontrar estudantes enfrentando dificuldades e desmotivação ao longo do processo de aprendizagem da programação. Na programação orientada a objetos, é crucial internalizar não apenas a sintaxe da linguagem, mas também os conceitos e a lógica por trás da organização modular e da abstração de dados. Além disso, a falta de prática e feedback adequado pode tornar o processo desmotivador para muitos estudantes. O estudo sobre o uso de jogos como forma de aprendizado tem se tornado cada vez mais relevante e difundido nas áreas da educação e tecnologia. Assim, este trabalho teve como propósito a criação de um jogo virtual como ferramenta de suporte ao ensino-aprendizagem dos conceitos principais da programação orientada a objetos. Durante o progresso, foi elaborada uma história simples, ambientada em um contexto medieval, e aplicadas técnicas de gamificação. O jogo foi desenvolvido na plataforma Unity e estruturado em três fases de dificuldade progressiva, cada uma introduzindo e explorando conceitos específicos que são ensinados através da narrativa. Ao finalizar o desenvolvimento, foram conduzidos testes de caixa-preta e correções das falhas, para garantir a qualidade e a integridade do sistema. Os resultados mostraram uma possibilidade futura de conduzir testes em uma disciplina, o que poderia ser realizado por meio da implementação de um estudo de caso com um grupo de estudantes para fortalecer a validação da ferramenta.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos