Navegando por Autor "Silva, Danilo Pertence da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMETODOLOGIAS DISRUPTIVAS(0001-04-25) Silva, Danilo Pertence da; Jesus, Ângelo Magno deA presente pesquisa foi norteada em consideração a utilização de Ambientes de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais com a proposta de Metodologias de Ensino Disruptivas, bem como sua contribuição, desafios e expectativas para o desenvolvimento do aluno em um modelo de educação integral, humana, omnilateral e completa. A fim de se aprofundar neste tema, foi definido como objeto de estudo a implantação de um modelo de metodologia disruptiva criada e desenvolvida pelo Instituto Federal, o IFMAKER, um laboratório de criação de protótipos, convencionais ou digitais com uma proposta no enriquecimento didático para a formação de estudantes em uma concepção completa de educação, nas quais se aplicam teorias como o “learning by doing” (aprender na prática). E assim, através de uma pesquisa bibliográfica diagnóstica, busca-se neste estudo conhecer sobre a aplicabilidade desta metodologia em questão já em andamento em alguns campi, bem como a estruturação da implantação diante aos docentes nos conteúdos fornecidos pelo projeto. Objetiva-se também analisar os resultados e suas contribuições para os envolvidos neste projeto, principalmente no que se refere à preparação do indivíduo em suas competências e habilidades para a inserção ao mundo do trabalho. Com isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na qual foi levantada uma série de artigos a partir da base de dados de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a respeito do tema. Estes estudos foram avaliados qualitativamente com o objetivo de se identificar boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de atividades educacionais e à coordenação destes ambientes de inovação. Assim, estudando um modelo inovador em funcionamento, consegue-se a partir desta análise propor possíveis melhorias se caso for, e ainda promover uma abertura de pesquisa para futuros projetos que podem se aprofundar mediante ao conhecimento adquirido nesta pesquisa. Neste sentido, com base nos dados qualitativos encontrados na revisão, foi realizada a produção de um guia contendo as diretrizes e boas práticas para coordenação dos ambientes IFMAKER com o objetivo de auxiliar nos aspectos educacionais, gerenciais e sociais no contexto dos Ambientes de Inovação.
- ItemRoteiro Orientativo Estratégico(0001-04-25) Silva, Danilo Pertence da; Silva, Danilo Pertence da; Jesus, Ângelo Magno de; Silva, Danilo Pertence daEste produto é resultado de uma pesquisa realizada à partir de documentos, dados e artigos coletados na linha de pesquisa de Ambientes de Inovação, em atendimento a dissertação realizada no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Ouro Branco, MG, cujo o tema é: METODOLOGIAS DISRUPTIVAS: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO E RESULTADO DE AMBIENTES DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO EPT; Que teve como proposta o levantamento de dados sobre a utilização de Ambientes de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais com a utilização de Metodologias de Ensino Disruptivas, bem como sua contribuição, desafios e expectativas para o desenvolvimento do aluno em um modelo de educação integral, humana, omnilateral e completa.