Navegando por Autor "Silva, Daiana de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMarketing digital no empreendedorismo feminino: um plano de marketing de conteúdo para uma empresa no setor de vestuário.(2025-03-19) Silva, Daiana de Souza; Freitas, Livia Cristina Miranda; Mestra Melissa Diniz LopesO empreendedorismo feminino assim como o uso do marketing digital nos negócios tem tomado maior proporção nos últimos tempos, no entanto ainda assim, os homens ocupam a maior parcela de empreendedores estabelecidos no Brasil. O empreendedorismo feminino tem destaque nos setores de moda e beleza e muitas dessas mulheres trabalham no setor de vestuário e utilizam as redes sociais como alternativa de melhorar seu posicionamento. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo geral identificar as barreiras do empreendedorismo feminino no marketing digital e criar um plano de marketing de conteúdo para empreendedoras, apresentando uma ferramenta de gestão de projetos e tarefas chamada TRELLO. A metodologia da pesquisa se enquadra como exploratória com estudo de caso e observacional, para coleta de dados utilizou-se a rede social Instagram e dados do REDSIM do governo federal. Sendo assim infere-se que alguns dos principais desafios das empreendedoras são relacionados a concessão de crédito, aspectos socioculturais, falta de conhecimento técnico na área de marketing, problemas ao utilizar as tecnologias digitais, dificuldades em gerar engajamento dos consumidores, produzir conteúdo relevante e atrativo além da concorrência nas redes sociais. Apesar dos desafios o plano de marketing proposto e a ferramenta TRELLO podem colaborar de forma positiva para a melhor gestão das empreendedoras e ajudar na alavancagem de seus negócios.
- ItemSistema de energia solar fotovoltaica como alternativa econômica: estudo de caso em São João Evangelista-MG(2021-12-17) Silva, Daiana de Souza; Lopes,Sirleny de Fátima; Mestre Demétrius Gonçalves; Doutora Kátia de Fátima VilelaA energia fotovoltaica é considerada uma fonte de energia sustentável e limpa, pois, provém dos raios solares. Essa energia é convertida através de um sistema formado por módulos fotovoltaicos, para esse investimento é necessário um dispêndio de recursos econômicos financeiros. Desta forma, o presente trabalho buscou analisar a viabilidade econômica e financeira da implantação de um sistema de produção de energia solar fotovoltaica, conectado em um empreendimento comercial no município de São João Evangelista- MG. O caráter da pesquisa é exploratório, descritiva com abordagem quantitativa, quanto a sua natureza é classificada como aplicada é um estudo de caso que busca ampliar o conhecimento sobre a viabilidade da energia solar fotovoltaica. Para a realização dos cálculos utilizou-se o software Microsoft Excel. Para isto obtiveram-se informações fornecidas por uma empresa que atua na instalação desse tipo de energia situada na mesma cidade. Utilizaram-se ainda técnicas de análises de investimentos, tanto as mais simples como o período de retorno de investimento (PAYBACK), como também mais sofisticadas tais são; Valor Presente Líquido (VPL), e Taxa Interna de Retorno (TIR). Resultados demonstraram que o projeto é viável com retorno de investimento consideravelmente rápido. As análises revelam ainda que a taxa de retorno do investimento está muito acima da taxa mínima de mercado onde foi considerada tornando um projeto atrativo e passivo de investimento. Além disso, também foi realizada a análise de risco, em que buscou-se identificar o cenário com redução (20%) na economia estimada do projeto identificou-se assim, que mesmo com essa modificação ele continuou sendo viável, retratando resultados satisfatórios para implementação de sistemas em empresas.