Navegando por Autor "Silva, Ademilson de Souza da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO enlace da matemática com a arte: da frieza à sensibilidade(2017-12-11) Silva, Ademilson de Souza da; Silva, Dayane de Oliveira; Mestra Denília Andrade Teixeira dos Santos; Doutor José Fernandes da SilvaEsta pesquisa, de cunho qualitativo, elaborada por meio de observação direta, tem como objeto de estudos as aulas de Arte no IFMG campus São João Evangelista, tendo como objetivo principal avaliar o ensino da Arte como instrumento potencializador de aprendizagem para a Matemática, possibilitando um modo de ensinar ambas de forma interdisciplinar. Considerando a exploração das relações entre as construções Matemáticas por trás da beleza da Arte, acreditamos que os conhecimentos matemáticos, assim como os conhecimentos das demais disciplinas, trabalhados isoladamente, não favorecem o entendimento global das situações vivenciadas pelos estudantes. A partir das observações em sala de aula, foi feito um levantamento das pinturas realizadas pelos alunos destacando a presença da Matemática em suas obras. Os dados foram coletados por meio de fotografias, gravações de áudios e entrevistas semiestruturadas que após analisadas e discutidas, deram origem aos pontos chaves em diálogo com os objetivos da pesquisa. A Matemática e a Arte são conteúdos curriculares relevantes na escolarização de um estudante, para a formação de habilidades e conhecimentos para a vida. A Matemática enquanto ciência exata estimula o pensar crítico, cognitivo, ajudando a estruturar e formalizar o pensamento e o raciocínio lógico, facilitando em determinados momentos enfrentar e solucionar situações de nível fácil ao complexo, com o auxílio de uma visão científica da realidade. Enquanto que a Arte estimula o estudante a ter uma visão ampla de mundo, proporcionando a este um conhecimento cultural maior, abrindo espaço para conhecer e valorizar sua própria cultura. A pesquisa traz como um dos resultados destacados, a possibilidade de explorar não só conceitos da Matemática e da Arte nas aulas desta última, mas sim, ir mais além e incorporar contribuições de outras áreas do conhecimento, assim como a Física com seus efeitos ópticos, Químicas com a transformação de cores primárias em secundárias, assim como a História e Religião e o Português que estão diretamente ligadas entre si. Desta forma, percebe-se a necessidade de destacar a interação de novas disciplinas para o ensino de Matemática, assim como o de outras áreas do conhecimento.