Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Shayane Patielle Gomes dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de instrumentos de avaliação de competências na perspectiva da formação de professores: um estudo com alunos do segundo período do curso de Lincenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista
    (2016-11-30) Silva, D'ely Yara; Santos, Shayane Patielle Gomes dos; Mestre Rodney Alves Barbosa; Mestra Jossara Bazílio de Souza Bicalho
    O presente trabalho é um estudo realizado com o intuito de suscitar reflexões acerca do processo de avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da formação de professores, sendo que constitui como finalidade principal, a preparação do futuro profissional docente para o processo avaliativo.Considerando a prática da avaliação da aprendizagem como uma incumbência do professor, entende-se como pertinente a discussão sobre essa prática no curso de formação de profissionais docentes, em virtude de se buscar estabelecer uma relação entre teoria e prática para contribuição na sua formação. Buscou-se nesse trabalho identificar as concepções dos licenciandos a respeito do processo de avaliação da aprendizagem para possibilitar confrontos com os modelos avaliativos e, ao mesmo tempo, oferecer subsídios teóricos e práticos em torno de tais modelos. A pesquisa focou a turma do segundo período do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas GeraisCampus São João Evangelista. Foram apresentadas e exercidas ferramentas alternativas como instrumentos de avaliação. Posteriormente à análise dos dados obtidos nas avaliações e no questionário, que investigou sobre a concepção dos alunos sobre o processo de avaliação, verificou-se que alguns alunos mantém uma visão tradicional de ensino/avaliação relacionada ao modelo de Avaliação Somativa, enquanto outros apresentam percepção com característica de Avaliação Formativa. A intenção foi que as discussões realizadas no decorrer da pesquisa pudessem conceder aporte possibilitador de uma ressignificação do processo avaliativo na percepção dos alunos, a fim de que concebam o modelo de Avaliação Formativae que contribua para a prática docente dos futuros professores.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos