Navegando por Autor "Raimundo, Renata Borges"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExposição fotográfica: conhecer para pertencer histórias e memórias do IFMG campus Congonhas(0003-07-24) Raimundo, Renata Borges; Doutor Pablo Menezes e OliveiraO desenvolvimento do produto educacional, uma exposição intitulada "Conhecer para Pertencer: histórias e memórias do IFMG campus Congonhas", visou apresentar as narrativas e lembranças que refletem as histórias, memórias e identidades do campus Congonhas. A intenção era criar uma experiência que pudesse inspirar e emocionar, além de provocar reflexões e sensações nos visitantes. Este projeto foi inspirado pelas entrevistas de história oral feitas com os colaboradores do campus. A trilha histórica da exposição explorou os espaços de memória do IFMG campus Congonhas, bem como os eventos, formaturas e confraternizações que remetem aos servidores bons momentos compartilhados nesta instituição escolar, buscando contribuir desenvolvimento do sentimento de pertencimento e da formação de identidade da instituição.
- ItemHistórias do IFMG campus Congonhas narrativas e identidades em torno do processo de construção de um espaço escolar(0003-07-24) Raimundo, Renata Borges; Doutor Pablo Menezes e OliveiraEste trabalho versa sobre a construção das histórias do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Congonhas, escolhido como o lócus desta ação. A pesquisa se encontra no campo da História da Educação, trabalhando com as dimensões da história da educação profissional e com o estudo das instituições escolares. Além disso, o conceito de memória institucional também é discutido e é explorado a partir de uma reflexão conceitual, mas também sobre sua relação com a instituição escolar, para então, analisar como estes conceitos interagem e geram um sentimento de pertença e identidade com a instituição estudada. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados depoimentos de servidores que atuam no local pesquisado, demandando o uso das ferramentas da História Oral, bem como imagens relacionadas ao cotidiano do campus. O objetivo do trabalho foi colaborar com a construção de um sentimento de pertencimento daquele espaço educativo para seus alunos e servidores, a partir das suas histórias e memórias. A metodologia de análise de dados adotada foi a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016). O produto educacional resultante foi uma Exposição, voltada para as histórias e memórias do IFMG Campus Congonhas com o intuito de resgatar o sentimento de pertencimento dos servidores desta instituição escolar.