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Navegando por Autor "Pereira, Graziele Chaves"

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    Uma análise da percepção de relevância e nível de aprendizado em matemática financeira de alunos do 3º ano do ensino médio nas escolas estaduais de Guanhães – MG
    (2018-12-12) Pereira, Graziele Chaves; Matos, Higor Nilton Braga de; Mestre Wálmisson Regis de Almeida; Doutor José Fernandes da Silva
    Vivemos em uma sociedade altamente consumista e, em decorrência disto, torna-se necessário e importante à discussão, reflexão e compreensão dos conceitos básicos da Matemática Financeira, bem como a inserção desta na educação escolar, principalmente no Ensino Médio. O estudo teve como objetivo investigar a percepção de relevância da Matemática Financeira para os alunos do último ano da Educação Básica, e o nível de aprendizado dos conteúdos mínimos necessários para tomada de decisões financeiras na vida cotidiana. Foi realizada uma pesquisa de campo com natureza descritiva e exploratória, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas reflexivas e de raciocínio lógico matemático, a alunos do 3º Ano do Ensino Médio das Escolas Estaduais, do município de Guanhães-MG. Como resultado, tem-se que a maioria, um total de 158 alunos ou 65,02% dos pesquisados consideraram o aprendizado dos conteúdos de Matemática Financeira muito importantes para sua vida; 73,88% dos alunos não alcançaram o resultado considerado mínimo de 60% de acertos; e 73 alunos dos respondentes consideram que os conteúdos de Matemática Financeira ofertados durante a Educação Básica deram base suficiente para resolver todas as questões do questionário, número semelhante aos que afirmaram que os conteúdos ofertados deram base para análise de 4 a 6 questões, um total de 72 alunos. Diante do exposto, pode-se dizer que os resultados da pesquisa são preocupantes, visto que nela constata-se que, embora os currículos preconizem o mínimo de conhecimento com relação aos conteúdos de Matemática Financeira e que os alunos considerem a temática importante para sua vida cotidiana, ainda existem muitas dificuldades na resolução de questões direcionadas ao nível de ensino que eles se encontram.

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