Navegando por Autor "Oliveira, Evaldo Rosa"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas(2024-08-16) Oliveira, Adilson Ribeiro de; Xavier, Gláucia do Carmo; Tavares, Marie Luce; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Borges, Alex Rodrigues; Alves, Claudete Aparecida; Abreu, Christiane Miranda de; Oliveira, Evaldo Rosa; Leal, Gilcéia Freitas Magalhães; Caetano, Gilzilene de Jesus; Pessoa, Gustavo Pereira; Santos, Idalino dos; Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Silva, José Fernandes da; David, Lorena Vasconcelos; Souza, Maria Aparecida de; Oliveira, Pablo Menezes e; Santos, Rodolpho Gauthier Cardoso dosA obra "Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas” é o segundo volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda questões caras à Educação no Brasil e, voltando seu olhar mais diretamente para os Institutos Federais, tem como objetivo maior o de compartilhar conhecimentos construídos em torno de objetos variados que se articulam em vieses históricos, sociais, teóricos e práticos em múltiplas perspectivas e abordagens, sempre ancoradas nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para se conhecer e/ou refletir sobre aspectos inerentes a esse campo educacional tão importante nacionalmente.
- Item"Novo" Ensino Médio: uma análise sobre a compreensão de Educação Profissional e Tecnológica(0007-12-24) Oliveira, Evaldo Rosa; Doutor José Fernandes SilvaEsta dissertação apresenta uma pesquisa qualitativa realizada em uma Escola-Piloto da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais cujo objetivo foi analisar o conceito de Educação Profissional e Tecnológica implementado, no contexto do “Novo” Ensino Médio. Essa etapa final da educação básica, em virtude da homologação da Lei nº 13.415/2017, foi segmentada em duas partes: a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. Por meio destes, tornou-se possível a oferta da Educação Profissional e Tecnológica. Nesse âmbito, o estado de Minas Gerais elaborou o programa Escolas-Piloto, com o intuito de efetivá-lo em caráter experimental no interstício de 2020 a 2023. Como técnicas para produção de dados da pesquisa, foram empreendidas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e com as professoras responsáveis por ministrar o Componente Curricular Introdução ao Mundo do Trabalho. As informações coletadas possibilitaram identificar (des)continuidades entre a modalidade de EPT ofertada na rede estadual de Minas e a postulada pelas bases marxiana e marxista, em virtude da forte influência neoliberal nessa política educacional, que aprofundou as desigualdades educacionais, por meio de um ensino (neo)tecnicista. Como resultado, foi desenvolvido um Produto Educacional, no formato de vídeo, intitulado Mercado de Trabalho e Mundo do Trabalho. O referido material promove debate sobre as peculiaridades de uma educação omnilateral e politécnica, em contraposição a um ensino (neo)tecnicista.
- ItemO “Novo” Ensino Médio e o Mundo do Trabalho(2024-12-07) Oliveira, Evaldo Rosa; Doutor José Fernandes SilvaO produto educacional intitulado “Mundo do Trabalho e Mercado de Trabalho” distingue as peculiaridades do mundo do trabalho e, por conseguinte, do mercado de trabalho, de modo a contribuir para a formação integral dos estudantes, numa perspectiva omnilateral e politécnica.