Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Matos, Giselda Leite de Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A construção do pensamento algébrico no ensino fundamental no viés da resolução de problemas
    (2015-12-22) Matos, Giselda Leite de Oliveira; Santos, Ingrit Cristina Almeida dos; Mestra Jossara Bazílio de Souza Bicalho
    O presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem por objetivo refletir sobre a construção do pensamento algébrico e o ensino da Álgebra, no viés da Resolução de Problemas, através de um levantamento teórico em Educação Matemática e nas orientações curriculares vigentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Conteúdo Básico Comum (CBC) do estado de Minas Gerais, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serviram à fundamentação teórica do trabalho. Além disso, consultou-se a coleção de livro didático de Matemática adotada na Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, parceira do IFMG-SJE (Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista) no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), com a finalidade de observar como está sendo abordado o tema álgebra. Verificaram-se também, em livros de Matemática dos anos iniciais (4º e 5º ano) os indícios do tratamento de uma pré-álgebra. Durante esta pesquisa, buscou-se compreender como acontece a construção do ―pensamento algébrico‖. Foram observadas a Álgebra e a construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental, destacando a concepção de álgebra, sequências e regularidades, no viés da Resolução de Problemas como uma tendência em Educação Matemática.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos