Navegando por Autor "Jardim, Cleide Janine"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemACaSa Mestre Caetano: ativividades em campo na Sabará de Mestre Caetano (guia em formato e-book)(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré Tocafundo; PARIMPAR e Pimpa Estúdio (e-book)O guia, no formato e-book, ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano e o Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.
- ItemEspaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré TocafundoNeste trabalho investigamos possibilidades de utilização dos espaços do município de Sabará pelos docentes para a realização de atividades educativas envolvendo estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará, a saber: Administração, Eletrônica e Informática. Por meio de observação e de um exame preliminar de registros de visitas técnicas, gerenciada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, percebemos que essas práticas são quantitativamente modestas e que são escassas as propostas que contemplam o município onde a unidade da instituição está inserida. Em um período de 4 anos ocorreram 45 Visitas Técnicas com a participação de turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Dessas, somente seis foram desenvolvidas em Sabará, sendo apenas quatro os espaços visitados. Para descobrir as possibilidades de uso desses ambientes, primeiramente foi necessário pesquisar e identificar possíveis entraves à realização, no município, de atividades educativas em espaços não escolares, as quais chamamos também, para efeitos deste trabalho, de Atividades em Campo. O trabalho se constituiu como estudo de caso, de natureza qualitativa, valendo-se, associadamente, de técnicas como: pesquisas bibliográfica e documental; pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário a professores, e visitas a espaços municipais. A partir dos resultados da pesquisa, construímos, na perspectiva da Teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, estratégias de fomento às Atividades em Campo em escala local e desenvolvemos dois produtos educacionais, sendo eles: um mapa-guia digital e um e-book, que apresentam espaços municipais exploráveis para fins educativos. Acreditamos que esse trabalho contribua para: a) dar mais visibilidade aos espaços municipais que podem propiciar Atividades em Campo; b) aproximar o IFMG Campus Sabará e outras instituições de ensino ao lugar onde se situam; os estudantes e a realidade da qual fazem parte; teoria e prática; as instituições, sejam públicos ou privados, e a educação no município. Intencionamos colaborar para a diversificação das práticas educativas, para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação integral dos participantes.
- ItemMapa-guia digital aCaSa Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica integrada ao Ensino Médio(2023-01-18) Jardim, Cleide Janine; Tocafundo, Ronan Daré; Doutor Ronan Daré TocafundoO Mapa-Guia Digital ACASA Mestre Caetano: atividades em campo na Sabará de Mestre Caetano para a Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio e o e-Book ACASA Mestre Caetano, são ferramentas de apoio ao planejamento, agendamento e realização de atividades educativas em espaços não escolares no município de Sabará, em Minas Gerais, idealizadas e concebidas como uma estratégia embasada na teoria do Terceiro Espaço, de Ken Zeichner, com a intencionalidade de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. São Produtos Educacionais frutos da pesquisa de mestrado Espaços não escolares em Sabará: ensino e aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica para além das fronteiras do IFMG, vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMG Campus Ouro Branco. Os produtos destinam-se, especialmente, a docentes do ensino médio, mas pode ser aproveitado para outros níveis de ensino ou para outras finalidades, como para quem desejar conhecer espaços municipais, para pesquisas ou mesmo turismo. Dedicação, responsabilidade, ética e carinho formam os pilares para a realização de muitas pesquisas, contatos, construção de uma rede de relacionamentos e de parcerias entre escola e diversos espaços da Cidade. A partir das informações registradas, mapeamos espaços para a realização de atividades educativas, privilegiando a escala local, a fim de fortalecer o pertencimento, a valorização do lugar e a conexão entre a educação, o município e comunidade. No e-book e no Mapa-Guia Digital constam apenas espaços e Instituições receptivas a esta proposta educacional, podendo ocorrer novas adesões em edições futuras dos produtos.