Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gonçalves, Kelly Letícia Andrade Viana"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A representação pictória como elemento da prática pedagógica em matemática
    (2013-11-05) Gonçalves, Kelly Letícia Andrade Viana; Araújo, Edna da Conceição Linhares; Oliveira, Jínia Audenice; Mestre José Fernades da Silva
    O presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, discute as concepções e contribuições da representação pictórica, enquanto elemento para a prática pedagógica em Matemática, no viés da resolução de problemas. A pesquisa objetivou, através de um levantamento em literaturas em educação matemática, verificar as possibilidades e contribuições das representações, em especial a representação pictórica na prática docente. Enquanto a representação pictórica se constitui em uma linguagem de comunicação e de expressão baseada em desenhos, gráficos, tabelas e outras formas de representação visual, a prática pedagógica em matemática exige elementos diversos na sua constituição. Nesse sentido, buscar estratégias para a resolução de diferentes problemas se constitui em tarefa necessária ao professor mediador. O aluno, ao ser desafiado por um problema, busca propriedade em seu discurso de resposta e a representação pictórica agencia esse processo de investigação. Assim, a reflexão em torno do objeto em análise é subsidiada por teóricos que realizaram pesquisas valendo-se das representações gráficas e semióticas. Os estudos apontaram a viabilidade das representações pictóricas na comunicação e expressão dos conhecimentos matemáticos e na construção significativa das habilidades cognitivas nesta área. Observou-se que tal recurso ainda é pouco utilizado pelos docentes que, de acordo com as literaturas pesquisadas, a desconhecem em suas práticas pedagógicas.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos