Navegando por Autor "Carmo, Ubirajara Júnior do"
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- ItemProposta de criação de uma aplicação mobile para estímulo ao cognitivo, lúdico e a abstração infantil.(2017-11-30) Maia, Thalita Santos; Carmo, Ubirajara Júnior do; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Fábio Rodrigues Martins; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosAo se observar a sociedade atual, é notável que os dispositivos móveis, principalmente os smartphones e os tablets, são recursos amplamente utilizados no cotidiano das pessoas, sendo um importante mecanismo de comunicação, trabalho e diversão, o que se estende também para o universo infantil. Seguindo esta tendência e voltando-se ao contexto educacional, um meio de estimular o aprendizado da criança de forma agradável é introduzir estes dispositivos em suas atividades recreativas, de forma a realizar uma ação educativa intencional. Por possuírem recursos visuais e sonoros atrativos para crianças, esses aparelhos são ferramentas práticas e têm a possibilidade de alcançar um grande número de usuários. O presente trabalho consistiu no desenvolvimento do protótipo de uma aplicação contadora de histórias, tendo como foco a implementação das funcionalidades principais para a realização de testes. Propôs-se a criação de uma aplicação que permitisse leitura de arquivos em texto, reprodução de histórias em áudio e simulação holográfica. O protótipo foi construído utilizando o Intel XDK, seguindo os conceitos de aplicação híbrida. O mesmo foi testado em duas instituições de ensino em São João Evangelista e Cantagalo, ambas em Minas Gerais, tendo uma professora como intermediadora entre as crianças e a aplicação. A presente pesquisa pode ser classificada, quanto ao seu objeto, como uma pesquisa tecnológica baseada em desenvolvimento experimental e, quanto à natureza das variáveis, como qualitativa. Os dados obtidos validaram o protótipo satisfatoriamente e indicaram que a aplicação final pode ser utilizada na educação infantil, proporcionando lazer e desenvolvimento para as crianças que a utilizarem.