Navegando por Autor "Cardoso, Erika de Almeida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmpreendedorismo jovem: um estudo das características empreendedoras dos alunos do curso de Administração de um Instituto Federal de Minas Gerais(2022-12-12) Cardoso, Erika de Almeida; Melo, Izaias Mendes de; Doutor Sheldon William Silva; Especialista José Leonardo de Oliveira RodriguesO empreendedorismo entre os jovens está crescendo, no Brasil, como uma forma de inserção no mercado de trabalho. Diante dessa excepcionalidade, torna-se imprescindível a posse de certas características empreendedoras, que forneçam subsídios para um maior sucesso dos empreendimentos. Portanto, este trabalho de conclusão de curso visa "Identificar as características empreendedoras em jovens estudantes do curso de Administração de um Instituto Federal de Minas Gerais". Para este estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando métodos de pesquisa descritiva. Aplicou-se um questionário procurando traçar o perfil, características e competências empreendedoras, e também avaliar a contribuição da faculdade para o desenvolvimento empreendedor, no qual participaram 77 estudantes do curso de Administração do IFMG-SJE. Porém, conforme regras de controle que visavam atestar a atenção dos respondentes para o desenvolvimento da pesquisa, apenas 68 compuseram o grupo de estudo. Os resultados mostram que os alunos de graduação em administração têm características comportamentais empreendedoras de realização, planejamento e poder, com variações por sexo, idade e período. Os resultados mostram também que os estudantes têm uma forte intenção de se tornarem empreendedores ou de iniciarem um negócio, possuem as competências necessárias, bem como avaliam positivamente a contribuição da faculdade para o desenvolvimento empreendedor. Em aspectos gerais, a procura no empreendedorismo por uma oportunidade de trabalho, reforça a necessidade de as instituições de ensino atuarem como promotoras de habilidades e competências, contribuindo para a formação de características empreendedoras entre os estudantes, uma vez que a posse destas características confere aos empreendedores uma maior probabilidade de sucesso.