Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Borges, Misael de Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Descobrindo a matemática na arte: investigando as obras de Escher no contexto da educação de jovens e adultos
    (2017-12-13) Campos, Cleusa Xavier; Borges, Misael de Almeida; Mestra Jossara Bazílio de Souza Bicalho
    O presente trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa, de cunho qualitativo, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo geral desta pesquisa foi, a partir do desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar com Artes, em aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, investigar as possibilidades dessa abordagem ser eficiente no ensino de Geometria, através da observação e reprodução de obras do artista holandês Maurits Cornelius Escher. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas relevantes à pesquisa, quais sejam: vida e obra de Escher; o conteúdo de Artes Visuais no Currículo da Educação Básica; as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática; as potencialidades do trabalho nas aulas de Matemática com obras de Artes Visuais, numa perspectiva interdisciplinar e o papel da escola e do professor, particularmente o de Matemática, no processo de promoção de uma educação científica mais humana e cidadã. Foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário, observação e coleta de dados a partir de atividades realizadas por 28 alunos do 1° ano da EJA da E.E. Dr. Antônio da Cunha Pereira, no município de Peçanha, Minas Gerais. A pesquisa apontou a viabilidade de promover um processo de ensino-aprendizagem de geometria através de obras de Arte, tendo ficado evidente aos pesquisadores o potencial matemático que há nas obras de Escher.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos