Navegando por Autor "Araújo, Caique Figueiredo de"
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- ItemHello world: criação de livreto e plano de estudos como auxílio à aprendizagem da programação inicial para estudantes de Sistemas de Informação do IFMG-SJE(2022-12-07) Costa, Alessandra Diamantino de Oliveira; Araújo, Caique Figueiredo de; Mestre Eduardo Augusto Costa Trindade; Mestre Dênis Rocha de Carvalho; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoO presente trabalho consiste numa coleta de dados e desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para auxiliar os estudantes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SIN) do IFMG campus São João Evangelista, que estão iniciando os estudos na área da programação e sentem dificuldades na assimilação do conteúdo inicial da disciplina de Introdução à Programação. Ao iniciar o estudo em cursos superiores, os alunos demonstram dificuldades nas disciplinas relacionadas à programação, pois é algo novo e diferente em relação ao que foi visto durante o ensino médio. Percebendo que algumas dificuldades apresentadas pelos alunos estão relacionadas à compreensão dos materiais didáticos, é evidente que os conteúdos são passados através de materiais com visuais defasados e pouco acessíveis à novos estudantes, expondo mais dificuldades do que soluções, ocasionando mais adversidades para alguns estudantes. A partir deste fato, consolida-se a necessidade da criação de Objetos de Aprendizagem mais acessíveis aos estudantes. Então, o presente trabalho propôs a criação de um livreto temático que abordasse conteúdos básicos para introdução de novos alunos à programação, de forma mais dinâmica e objetiva, além de disponibilizar um plano de estudos com propósito de organizar a rotina dos educandos, com o objetivo de otimizar o tempo e a qualidade dos estudos. A confecção do livreto, produto deste trabalho foi feito utilizando a ferramenta Kanban para otimização das atividades. O material foi desenvolvido e aplicado aos alunos da turma SIN221, e como resultado, muitos aprovaram o seu conteúdo como material auxiliar ao aprendizado dos conteúdos iniciais de programação.