Navegando por Autor "Alves, Claudete Aparecida"
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- ItemEducação Profissional e Tecnológica e suas possibilidades: entre estratégias e desafios, a implantação do Ensino Médio em tempo integral profissional em Minas Gerais(2022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.
- ItemEducação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas(2024-08-16) Oliveira, Adilson Ribeiro de; Xavier, Gláucia do Carmo; Tavares, Marie Luce; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Borges, Alex Rodrigues; Alves, Claudete Aparecida; Abreu, Christiane Miranda de; Oliveira, Evaldo Rosa; Leal, Gilcéia Freitas Magalhães; Caetano, Gilzilene de Jesus; Pessoa, Gustavo Pereira; Santos, Idalino dos; Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Silva, José Fernandes da; David, Lorena Vasconcelos; Souza, Maria Aparecida de; Oliveira, Pablo Menezes e; Santos, Rodolpho Gauthier Cardoso dosA obra "Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas” é o segundo volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda questões caras à Educação no Brasil e, voltando seu olhar mais diretamente para os Institutos Federais, tem como objetivo maior o de compartilhar conhecimentos construídos em torno de objetos variados que se articulam em vieses históricos, sociais, teóricos e práticos em múltiplas perspectivas e abordagens, sempre ancoradas nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para se conhecer e/ou refletir sobre aspectos inerentes a esse campo educacional tão importante nacionalmente.
- ItemRevisitando as memórias da implantação do Ensino Médio em tempo integral (EMTI) profissional: dos desafios às potencialidades(0022-09-23) Alves, Claudete Aparecida; Doutora Marie Luce TavaresO Ensino Médio no Brasil vem sendo discutido desde o período imperial, incluindo o âmbito da Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral e Integrada. Nos últimos anos, iniciou-se o movimento da Reforma do Ensino Médio, a qual, apesar de muitas controvérsias, encontra-se aprovada dentro das Políticas Públicas Nacionais. Esta pesquisa buscou analisar as estratégias e desafios da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) profissional de uma Escola Estadual localizada no interior de Minas Gerais; compreender a trajetória da implantação na contribuição para ingresso neste novo modelo; e analisar a formação docente para a implantação do novo Currículo Referência do Ensino Médio. Para o desenvolvimento do estudo, foi necessário um aprofundamento em referenciais teóricos, que permearam os conceitos de Educação Profissional Tecnológica, Educação Integral, Ensino Médio, História do Ensino Médio no Brasil, Reforma do Ensino Médio, concepções de currículo e organização da arquitetura curricular. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo, por meio dos instrumentos: caderno de observações, questionários (Google Forms) e entrevistas semiestruturadas. Mediante os dados analisados, foi constatado que a comunidade escolar e seus sujeitos vivenciaram vários desafios desde a necessidade de transporte escolar para os estudantes, a organização do quadro de horários, a nova arquitetura curricular, com a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, a adequação das funções do corpo docente aos horários distintos das diferentes redes de ensino, a realização deficitária de formações dos profissionais, principalmente para desenvolvimento das atividades integradoras e os componentes da Formação do Curso Técnico em Informática (5º itinerário), o processo de comunicação, interesse, matrícula e permanência dos estudantes no novo modelo de ensino, até o desafio das atividades terem sido iniciadas no período da pandemia da COVID-19.