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Navegando por Autor "Abreu, Christiane Miranda de"

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    Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas
    (2024-08-16) Oliveira, Adilson Ribeiro de; Xavier, Gláucia do Carmo; Tavares, Marie Luce; Franco, Raquel Aparecida Soares Reis; Borges, Alex Rodrigues; Alves, Claudete Aparecida; Abreu, Christiane Miranda de; Oliveira, Evaldo Rosa; Leal, Gilcéia Freitas Magalhães; Caetano, Gilzilene de Jesus; Pessoa, Gustavo Pereira; Santos, Idalino dos; Sá, Ivone Rosa Ferreira de; Silva, José Fernandes da; David, Lorena Vasconcelos; Souza, Maria Aparecida de; Oliveira, Pablo Menezes e; Santos, Rodolpho Gauthier Cardoso dos
    A obra "Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre percursos, desafios e contribuições práticas” é o segundo volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda questões caras à Educação no Brasil e, voltando seu olhar mais diretamente para os Institutos Federais, tem como objetivo maior o de compartilhar conhecimentos construídos em torno de objetos variados que se articulam em vieses históricos, sociais, teóricos e práticos em múltiplas perspectivas e abordagens, sempre ancoradas nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para se conhecer e/ou refletir sobre aspectos inerentes a esse campo educacional tão importante nacionalmente.
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    Terminalidade específica no IFMG: um estudo sobre os desafios e possibilidades na certificação de estudantes com necessidades educacionais específicas.
    (2024-05-16) Abreu, Christiane Miranda de ; Doutora Gláucia do Carmo Xavier
    O presente estudo investiga a certificação por Terminalidade Específica, destinada a atender estudantes com necessidades educacionais específicas e que não atingiram o nível de escolarização exigido para a conclusão dos cursos que optaram por realizar. A certificação constitui-se atualmente como uma possibilidade prevista em lei, e esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os desafios e as possibilidades da aplicação da Terminalidade Específica dos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O estudo utilizou-se de pesquisa bibliográfica-documental, com análise de documentos legais que tratam da Terminalidade Específica e sua aplicação, orientando-se por uma abordagem qualitativa. Para compreender os objetivos da pesquisa foi realizado um grupo focal com a participação de servidores de um campus do IFMG, fundamentado no diálogo entre os participantes, com o intuito de colher informações a partir do debate do tema da pesquisa, relativo aos desafios e às possibilidades na aplicação da Terminalidade Específica no IFMG. O estudo foi analisado à luz da análise de conteúdo de Bardin. Trata-se de uma pesquisa aplicada que deu origem a uma conta no Instagram. O perfil denomina-se @terminalidadeespecífica e visa esclarecer os desafios e as possibilidades na aplicação TE e, ainda, o que é e como se planeja o processo até chegar à sua aplicação nesse instituto federal. Os resultados da pesquisa sugerem a necessidade de diretrizes claras e abrangentes para orientar a prática da Terminalidade Específica. Os principais achados revelaram que a prática da TE visa garantir uma abordagem consistente e inclusiva para todos os estudantes. Destaca ainda a importância da realização de outros estudos sobre os estudantes egressos certificados por Terminalidade Específica para avaliar o impacto a longo prazo dessa abordagem educacional, bem como informar acerca do desenvolvimento de políticas e práticas mais eficazes para promover a inclusão e o sucesso dos ENEEs.

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