Licenciatura em Geografia
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Navegando Licenciatura em Geografia por Autor "Doutora Caroline Delpupo Souza"
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- ItemMicroestruturas de vertissolos em litossequência do semiárido brasileiro: contribuições ao estudo das origens e evolução pedológica(2024-01-19) Damasceno, Andressa Carvalho; Doutora Caroline Delpupo SouzaPresentes na região do Semiárido brasileiro, os Vertissolos são solos que apresentam horizonte vértico e são constituídos por material mineral e pequena variação textural ao longo do perfil. Apresentam uma consistência plástica devido à presença de argilas de alta atividade. Durante seu ciclo de umedecimento e secagem ocorrem os fenômenos de contração e expansão do solo, o qual conduz ao desenvolvimento de características como fendas, slickensides e gilgai. Este trabalho buscou contribuir para o avanço do conhecimento relacionado a gênese de dois perfis de Vertissolos na região do Semiárido brasileiro, formados a partir de diferentes litologias, localizados na região de Madalena, Ceará. Como base para esse estudo, foram empregadas as técnicas da Micromorfologia de solos. Sob uma óptica mais específica, foi possível também: i) identificar, descrever e analisar o significado genético de feições micromorfológicas presentes em seções finas; ii) comparar a mineralogia desses diferentes materiais de origem, ambos desenvolvidos na região do Semiárido brasileiro. A técnica utilizada na coleta das amostras indeformadas seguiu os conceitos de Castro e Cooper (2019), sendo coletadas amostras dos dois perfis após a abertura das trincheiras. Os solos coletados foram acomodados em caixas de transporte e enviados para a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ/USP, em Piracicaba/SP para posterior impregnação em lâminas delgadas no laboratório de Micromorfologia de solos da referida instituição. As análises das lâminas foram realizadas no Laboratório de Pedologia da CODAGEO - Coordenação de Geografia do IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Ouro Preto. Após as descrições micromorfológicas e análises das lâminas, foram constatadas a elevada presença de minerais alterados, nódulos orgânicos e zonas de ferruginização, bem como os processos de ferruginização, carbonação e bissialitização. Assim, as análises micromorfológicas indicaram que a constituição mineralógica dos materiais de origem, os processos pedogenéticos encontrados e o clima do Semiárido brasileiro contribuíram para a formação dos Vertissolos na cidade de Madalena, Ceará.
- ItemPERCEPÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES SOBRE OS EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM SANTA RITA DE OURO PRETO-MG(2025-02-27) Silva,Juliana Conceição da.; Doutor Alex de Carvalho; Doutora Caroline Delpupo SouzaEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa que investiga os impactos da pandemia de Covid-19 na agricultura familiar em Santa Rita de Ouro Preto, com foco nas percepções dos agricultores e suas consequências na produção e comercialização de alimentos. A agricultura familiar desempenha um papel essencial na sustentabilidade socioeconômica e no abastecimento alimentar da região, sendo uma fonte crucial de alimentos tanto para o distrito quanto para suas áreas adjacentes. A pesquisa busca, a partir da percepção dos agricultores locais, explorar de forma detalhada como a pandemia afetou esses processos, considerando as alterações nas dinâmicas de produção e comércio de alimentos. O objetivo central da pesquisa é responder à seguinte questão: Quais foram as percepções dos agricultores sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 na produção e comercialização de alimentos em Santa Rita de Ouro Preto? Além disso, o estudo pretende identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos agricultores, as estratégias de adaptação adotadas e os mecanismos de resistência e superação empregados para enfrentar as adversidades impostas pela crise sanitária. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de entrevistas semiestruturadas com os agricultores da região, abordando as transformações ocorridas durante o período pandêmico. As entrevistas permitiram analisar possíveis variações na produção e comercialização, além de oferecer um panorama das condições de vida e trabalho dos agricultores nesse contexto. Também foi possível observar que o domínio das redes sociais se mostrou um fator importante para a manutenção das vendas durante a pandemia. Através dessa abordagem, o trabalho visa compreender os desafios enfrentados pela comunidade agrícola de Santa Rita de Ouro Preto e as soluções criativas encontradas para mitigar os efeitos da crise.
- ItemProjeto integrador e pandemia da COVID-19: análise do ensino de Geografia durante o ensino remoto emergencial no IFMG Campus Ouro Preto(2023-12-05) Rodrigues, Daiana de Sousa; Doutora Caroline Delpupo SouzaA presente pesquisa objetivou analisar a contribuição do desenvolvimento do Projeto Integrador para o ensino de Geografia no Ensino Médio, no período de pandemia no IFMG, campus Ouro Preto. Nesse período o ensino na instituição foi desenvolvido através do ensino remoto, foram utilizadas plataformas digitais para o desenvolvimento das aulas. Para tal fim, foi utilizado alguns passos, tais como: fazer a caracterização do Ensino Remoto Emergencial, praticado no IFMG Ouro Preto; bem como descrever sobre o projeto integrador desenvolvido no IFMG campus Ouro Preto no período da pandemia e verificar as contribuições e os desafios do projeto integrador na relação docente no ensino de Geografia no Ensino Médio. Também foi realizado o levantamento bibliográfico sobre o Ensino de Geografia, o papel e a formação dos professores de Geografia, a importância da Geografia Escolar e a adoção do Ensino Remoto Emergencial – ERE. Para tal finalidade, foi aplicado como método para coleta dos dados do estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia, a fim de compreender o ensino remoto emergencial praticado no IFMG campus Ouro Preto. O Ensino Remoto foi introduzido de forma emergencial no país devido à pandemia SARS-CoV-2, assim faz-se necessário compreender que o seu processo de introdução nas escolas foi difícil devido à falta de preparo dos alunos e professores a esse novo cenário. Os resultados mostram que a introdução e o desenvolvimento do Projeto Integrador na instituição IFMG Campus Ouro Preto, apresentou muitos desafios e contribuições tanto para os professores, quanto para os alunos. Entre as contribuições podemos citar trabalhar o conteúdo de forma integrada, o que ajudou os alunos nesse período. No entanto, outro desafio muito importante obtido foi a falta de integração dos alunos nas aulas síncronas. Por fim, os professores entrevistados apresentaram alguns pontos que podem ser melhorados em futuros projetos integradores. Contudo fica em pauta os desafios enfrentados durante o ensino remoto para que sejam posteriormente melhorados.