Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica por Autor "Doutora Érica Alessandra Fernandes Aniceto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs desafios da educação de jovens, adultos e idosos: diálogo entre a produção textual e a vivência dos gêneros no cotidiano(2024-02-23) Viana, Vitória Maria Coelho; Doutora Érica Alessandra Fernandes AnicetoA Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que, durante anos, vem sendo discutida em diversos ambientes escolares. Nessa perspectiva, ao considerar tanto a concepção da EJAI no Brasil quanto a relação do ensino de Língua Portuguesa na educação básica, esta pesquisa propôs analisar a vivência dos gêneros textuais no cotidiano discente e como a prática do letramento está inserida em todo o processo da escrita. Sob esse viés, no decorrer da investigação foi aplicada, na Escola Estadual Dom Pedro II, no município de Ouro Preto-MG, uma oficina de redação que tinha como objetivo relacionar a produção escrita dos estudantes com a vida cotidiana, uma vez que, ao relacionar vida e texto, é possível perceber os verdadeiros contornos do letramento. Algumas diretrizes teóricas foram abordadas, levando em conta o contexto da EJAI no Brasil, então, esta pesquisa, que se insere na área da Linguística Aplicada, abordou, especialmente, os gêneros textuais, os gêneros publicitários e o letramento como prática social. Além dos contornos teóricos, a metodologia de trabalho buscou apresentar o estudo de caso como foco da pesquisa, ao apontar para as características dos sujeitos que compuseram este trabalho, o perfil da escola, a análise de uma entrevista com a docente parceira do trabalho e, finalmente, um questionário com os próprios estudantes, haja vista a intenção de compreender quem são os componentes dessa modalidade de ensino. A análise dos dados gerados foi realizada por meio da produção escrita de uma propaganda feita pelos discentes após as oficinas de redação. Nesses textos, foi possível perceber o quanto os estudantes atribuíram significado à própria produção textual, ao fomentar, ainda mais, a ideia de letramento. Finalizada a investigação, concluiu-se que são vários os desafios em relação ao ensino não regular no Brasil, justamente porque a perspectiva de um ensino supletivo que contemple todos os públicos está, cada vez mais, minimizada, tendo em vista uma crescente juvenilização da EJAI. Mesmo com todos os desafios, é possível, em um ensino de Língua Portuguesa na educação básica, em uma modalidade não regular como a EJAI, atribuir significado à vivência dos gêneros textuais no cotidiano da escola e da vida desses estudantes.