Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Doutor André Roger Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesempenho de linhas de transmissão perante evento de backflashover empregando curva V-t sincronizada com as ondas viajantes(2024-06-12) Parreira, Gabriel Alves; Doutor André Roger RodriguesEste trabalho tem como objetivo apresentar uma modelagem computacional desenvolvida para representar as características de suportabilidade elétrica de cadeias de isoladores de sistemas de transmissão de energia elétrica. Para isso, é empregada a curva tensão versus tempo (curva V-t) sincronizada com as ondas viajantes de tensão e de corrente de surto nas linhas de transmissão. A motivação do estudo é avaliar se o uso da curva V-t tradicional tanto para análises de desempenho elétrico de linhas de transmissão quanto para projetos de coordenação de isolamento das mesmas, subestima a suportabilidade dos arranjos isolantes. Como consequência, os resultados de estudos empregando a curva V-t contribuem para o aumento desnecessário da quantidade de isoladores que compõem as cadeias e, por consequência, dos custos dos sistemas de isolamento. O modelo de curva V-t sincronizada foi desenvolvido utilizando-se a linguagem MODELS no ATPDraw com intuito de criar um único modelo capaz de gerar a curva V-t sincronizada com as ondas viajantes estabelecidas no sistema de transmissão, ou seja, no exato instante de tempo em que a sobretensão atmosférica solicita a cadeia de isoladores. Os estudos computacionais foram realizados considerando um trecho de linha de 500 kV da LT São Gonçalo do Pará - Outro Preto 2, formado por três vãos, durante um evento de backflashover. Os estudos têm o propósito de avaliar o desempenho elétrico tanto do isolamento da torre atingida pela descarga elétrica quanto das torres adjacentes, alterando suas resistências de pé de torre. Os resultados obtidos com emprego da modelagem permitiram a determinação da corrente crítica de descarga e do valor da sobretensão disruptiva destacando a importância da representação da suportabilidade elétrica das cadeias de isoladores utilizando a curva V-t sincronizada com ondas viajantes em substituição à tradicional curva V-t simples.
- ItemIF-Consumo: simulador de consumo de energia elétrica residencial(2023-06-19) Lima, Júllia Gonçalves; Doutor André Roger Rodrigues; Doutora Paloma Maira de OliveiraO consumo de energia elétrica tem aumentado de forma expressiva no Brasil e no mundo. Tal fato pode ser explicado pelo aumento populacional, desenvolvimento econômico, maior demanda por serviços e produtos que necessitam de eletricidade, além do alto volume desperdiçado. Esse aumento no consumo de energia gera impactos no sistema elétrico como a exigência crescente de construção de novas usinas de geração de energia elétrica. Considerando a escassez de recursos energéticos e com foco na sustentabilidade econômica e ambiental, faz-se necessária a implantação de medidas efetivas para garantir a eficiência energética e consequentemente reduzir o desperdício de energia. Por esse motivo, o monitoramento do consumo de energia elétrica é crucial para promover a conscientização dos consumidores quanto à importância do uso racional da energia. O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é apresentar uma ferramenta computacional que promova a economia nos gastos de energia elétrica em unidades consumidoras, por meio da mudança de ações e hábitos dos consumidores baseados na adoção e prática de conceitos de eficiência energética. O sistema IF-Consumo, cujo protótipo é aqui apresentado, consiste em uma solução inteligente em software, que permite ao usuário estimar o consumo de energia elétrica em sua residência. Após analisar dos dados do consumidor, o software apresenta informações sobre o consumo de energia da unidade consumidora e sugere recomendações práticas ao usuário acerca da utilização mais eficiente de seus equipamentos. Foram desenvolvidos dois estudos de caso, com intuito de comprovar a eficácia do sistema proposto e evidenciar sua eficiência quanto à estimativa do consumo e aplicabilidade do sistema no contexto real das residências brasileiras. Também são destacadas as principais funcionalidades associadas ao fornecimento de informações técnicas e recomendações práticas ao usuário com foco na eficiência energética.
- ItemModelagem de torres de linhas de transmissão e sua influência na suportabilidade elétrica dos arranjos isolantes solicitados por sobretensões atmosféricas(2025-01-31) Jesus Júnior, Robes Silvério de; Doutor André Roger RodriguesAs descargas atmosféricas são fenômenos da natureza responsáveis pela ocorrência de distúrbios de elevada magnitude nos sistemas elétricos. A incidência de descargas elétricas nos sistemas de transmissão de energia elétrica resulta na injeção de uma corrente elétrica de surto com elevada magnitude percorrendo os componentes destes sistemas, tais como torres, cabos para-raios, cabos fases e sistema de aterramento. O produto da corrente elétrica atmosférica pela impedância dos componentes do sistema produz sobretensões de elevadas amplitudes que devem ser suportadas pelos sistemas isolantes, particularmente, as cadeias de isoladores. Nesse sentido, é de grande importância representar com precisão a impedância de surto das torres de linhas de transmissão tanto para a realização de projetos de coordenação de isolamento quanto para estudos de desempenho elétrico de linhas de transmissão perante sobretensões atmosféricas. Dessa forma, a utilização de modelos capazes de representar com precisão a impedância de surto de linhas de transmissão são necessários para reduzir o número de desligamentos em sistemas de transmissão. A partir desta motivação, este trabalho apresenta estudos investigativos acerca dos principais modelos matemáticos para determinação da impedância de surto de torres de linhas de transmissão, quer sejam baseados em métodos eletromagnéticos quer em ensaios experimentais. Para tanto, foi desenvolvido um modelo computacional capaz de realizar cálculos de impedância de surto de torres para cada modelo identificado na revisão bibliográfica, empregando-se o software ATPDraw e a linguagem MODELS. Os resultados obtidos foram validados utilizando-se valores de impedância de surto de torres em escala reduzida e também de torres reais. Adicionalmente, foram realizadas análises para avaliar as influências tanto da velocidade de propagação da descarga atmosférica na torre quanto do posicionamento dos arranjos isolantes na silhueta das torres na ocorrência do fenômeno de backflashover. As constatações são relevantes para obtenção de resultados mais realísticos e precisos em estudos de desempenho elétrico de linhas de transmissão.