Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica por Orientador "Doutor Paulo Ricardo Moura da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação de leitores literários entre professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental(2024-07-31) Ingrid Tomazia da Silva; Doutor Paulo Ricardo Moura da SilvaO presente trabalho tem o objetivo de investigar a participação em práticas de leitura literária de professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Mariana – MG, tendo em vista a formação que esses professores tiveram durante toda sua vida. A pesquisa se justifica por acreditarmos ser importante conhecer a história de vida dos docentes para que se possa averiguar como se deu a sua formação leitora e como essa formação contribuiu para a prática de leitura atualmente. Evidenciou-se, neste trabalho, o papel de destaque da família para que o aluno, então professor, se tornasse leitor, uma vez que o processo de formação leitora tende a se iniciar na infância, quando somos impelidos pelos nossos pais, ou algum outro membro da família, a nos aproximar dos livros literários, ou por ter visto em algum momento um adulto da família ler, ou se empenhar para que nos tornássemos leitores. Com base nos resultados obtidos, foi possível perceber que apesar de terem tido um bom contato com os livros desde a infância, os professores não têm conseguido inserir a leitura no cotidiano como gostariam por consequência da rotina de trabalho.
- ItemA leitura escolarizada como instrumento possibilitador da interação linguística: análise de livros didáticos(2024-08-07) Guimarães, Rosália Pricila.; Doutor Paulo Ricardo Moura da SilvaO presente trabalho promove análise e discussão a respeito da abordagem de coleções didáticas de Língua Portuguesa destinadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao trabalho com a leitura. Para tanto, tendo como base a linha teórica do interacionismo sócio-discursivo, foram analisadas três coleções do PNLD 2018, com enfoque nas atividades pré-textuais, isto é, questões de contextualização das leituras propostas pelos materiais. Por esse ângulo, entende-se que a linguagem é possibilitada pela interação e pelas práticas sociais; logo, a leitura, como um exemplar dessas práticas, deve também ser realizada a partir de uma lógica pautada na interação. No ambiente escolar, o caráter dinâmico e interativo da leitura deve ser materializado em procedimentos que vinculem as informações e conhecimentos necessários ao entendimento do conteúdo do texto às leituras prévias e às vivências dos estudantes, a fim de que a prática leitora seja mais significativa para eles. Para além disso, as atividades que circunscrevem a leitura propriamente dita devem possibilitar o intercâmbio de informações entre os indivíduos do ambiente da sala de aula, promovendo, de fato, a interação e, consequentemente, o estabelecimento de interpretações mais aprofundadas e mais diversificadas, o que contribui efetivamente para o distanciamento de leituras que se associem apenas às informações da superfície textual. Nesse sentido, as atividades pré-textuais foram analisadas, e, para os casos em que foram notadas propostas distantes da interação necessária à prática leitora, foram sugeridos, ao longo do trabalho, direcionamentos para complementação das questões, tendo como foco o desenvolvimento leitor dos estudantes.