Trabalho de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Assunto "Biologia"
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- ItemDa luz à energia: como os livros didáticos abordam os fenômenos físicos e biológicos que compõem a fotossíntese(0024-02-05) Santos, Luciane Cristina Silva; Doutora Míriam Conceição de Souza TestasiccaA fotossíntese é um processo vital pelo qual grupos de seres vivos convertem luz solar em energia química. É essencial para a manutenção da vida no planeta, pois viabiliza a produção de nutrientes e gás oxigênio. Por englobar processos físicos, químicos e biológicos, a fotossíntese se apresenta como um assunto propício para ser abordado de forma interdisciplinar. Sabe-se que um dos recursos mais amplamente utilizados em salas de aula são os livros didáticos, que desempenham papel crucial no processo educacional, fornecendo estrutura e conteúdo que orientam tanto professores, quanto alunos. Ao oferecerem informações consolidadas, contribuem para a compreensão e assimilação de conceitos fundamentais, promovendo uma base sólida para o aprendizado. Considerando o que foi exposto, este trabalho objetiva aprimorar o ensino da fotossíntese, através de uma abordagem interdisciplinar. A metodologia adotada abrange uma revisão da literatura relacionada à fotossíntese, integrando aspectos tanto da Física quanto da Biologia, e a realização de uma análise crítica de livros didáticos de Biologia, Física e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias destinados ao Ensino Médio, com foco na abordagem da fotossíntese. A partir das lacunas identificadas, foram propostas estratégias interdisciplinares que visam proporcionar uma compreensão mais abrangente e contextualizada do fenômeno. As análises dos livros didáticos revelaram uma ausência significativa de integração entre Física e Biologia na explicação da fotossíntese. O déficit na apresentação de conceitos-chave, como a relação entre luz e fotossíntese, exemplifica a necessidade de melhorias na clareza e na contextualização dos materiais didáticos. Para melhorias no processo de ensino-aprendizagem da fotossíntese, foram propostas atividades que evidenciassem os princípios físicos e biológicos envolvidos na fotossíntese, como aquelas que relacionem e explorem os detalhes sobre o espectro de absorção da clorofila e a interação luz-clorofila. Outra sugestão envolve a utilização da fotossíntese como elemento de estudo das leis da termodinâmica. Também seria interessante destacar como os fótons interagem com pigmentos fotossintéticos, levando à excitação das moléculas. Através da aplicação de estratégias como essas, o ensino de fotossíntese pode ser feito de forma realmente interdisciplinar, impactando, potencialmente, no aprendizado dos estudantes.
- ItemUm estudo sobre a interdisciplinaridade entre Física e Biologia por meio da microscopia ótica(0023-09-24) Maia, Alexia Cristina Oliveira; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoA Biologia e a Física permeiam o cotidiano de forma que por muitas vezes são imperceptíveis e profundas, sendo possível relacionar seus conteúdos às experiências diárias dos estudantes em sala de aula. Esta pesquisa aborda a interdisciplinaridade no ensino básico, utilizando uma sequência didática com o uso da microscopia ótica, de modo a criar um ambiente de aprendizagem no qual os estudantes explorem e apliquem os conceitos estudados. Aulas expositivas tendem a tornar os conteúdos abstratos e distantes da realidade dos discentes, enquanto atividades experimentais tornam o aprendizado mais ativo, permitindo que os estudantes questionem, compreendam e relacionem teoria e prática. A interdisciplinaridade surge como uma resposta para integrar conhecimentos e superar as barreiras tradicionais entre disciplinas. No projeto, sequência didática entre Biologia e Física foi promovida por meio de aulas teóricas e práticas para duas turmas do 2º ano do Ensino Técnico Integrado de uma escola Técnica Federal. O microscópio ótico foi utilizado como ferramenta central, permitindo que os estudantes explorassem conceitos de ótica geométrica e ordens de grandeza em quatro aulas interdisciplinares, conectando teoria e prática de forma significativa. Analisou-se a percepção dos estudantes das atividades desenvolvidas. Os dados obtidos por meio do questionário de percepção mostraram que a grande maioria dos participantes concorda que as atividades interdisciplinares contribuíram para uma melhor compreensão dos processos biológicos e fenômenos físicos e que a abordagem interdisciplinar facilitou a identificação de fenômenos físicos no cotidiano.