Mestrado Profissional em Administração
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Mestrado Profissional em Administração por Assunto "Nudges"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEconomia comportamental e educação: aplicação de Nudges em estudantes de graduação(2023-05-04) Castro e Alves, Tatiane Katheryne; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaO nudge é um instrumento utilizado para direcionar o ser humano a melhores decisões, mediante, por exemplo, a realização de pequenas mudanças no enquadramento das informações. Os nudges possuem uma natureza intervencionista, capazes de alterar o comportamento dos agentes a rumos preestabelecidos sem, contudo, proibir alguma opção ou alterar de maneira significativa os incentivos econômicos. Recentemente, observa-se o interesse crescente quanto à utilização de instrumentos baseados em insights comportamentais no ensino, porém, de forma embrionária, o que demonstra uma carência de pesquisas a respeito do tema, principalmente no Brasil. O setor educacional tem apresentado problemas na limitação da aprendizagem, no desinteresse e nas evasões. É notória, por exemplo, a dificuldade que parte dos acadêmicos apresentam para atingir os objetivos curricularmente propostos, principalmente em cursos onde há disciplinas relacionadas à área de ciências exatas (BRAGA; MIRANDA PINTO; CARDEAL, 1997; ARANTES et al., 2021). Tais dificuldades advém também da presença de vieses cognitivos, como a aversão à perda, viés do presente e procrastinação (JABBAR, 2011; LEAVER, 2016; PEREIRA, 2021). Direcionamentos comportamentais, como os nudges aplicados na Educação, podem se mostrar como soluções eficazes, uma vez que pesquisas (ATAÍDE; LIMA; ALVES, 2006; CIRIBELLI; FERREIRA, 2014) apontam a sua assertividade quanto à melhoria da frequência dos alunos nas aulas, seu engajamento frente aos estudos e entrega de atividades e consequente aperfeiçoamento do desempenho acadêmico. Dado o cenário exposto, foram elaborados dois produtos que evidenciam a relação entre Economia Comportamental e Educação: um artigo científico e um artigo tecnológico. O artigo científico teve como objetivo avaliar, por meio de um experimento desenvolvido com alunos de graduação de uma IES brasileira, se a aplicação de nudges como lembretes e normas sociais proporciona um melhor desempenho acadêmico dos universitários. A utilização dos nudges foi justificada pela sua pertinência e viabilidade. Apesar de relevantes, os testes estatísticos não apontaram diferenças estatisticamente significativas entre o grupo controle e os grupos de tratamento que receberam as intervenções. Esse resultado pode ser explicado por fatores de identidade social, microincentivos, personificação dos nudges, frequência e linha temporal de envio das mensagens. Novos artigos científicos podem integrar preceitos de outros campos sociais, como a sociologia e a etnografia e abarcar metodologias qualitativas para compreender as intervenções comportamentais à luz dos sujeitos de pesquisa. Salienta-se que a pesquisa lançou luzes sobre debates necessários acerca da vasta aplicabilidade e importância da correta estruturação e intervenção dos incentivos comportamentais. O segundo produto, o artigo tecnológico, é exemplificado como um guia prático referente aos métodos empregados para a aplicação dos direcionamentos comportamentais. Esse guia serve como base para o delineamento de políticas públicas que proporcionem um maior engajamento dos estudantes frente às Instituições de Ensino e consequentemente melhorem a sua qualidade de vida no âmbito em questão. O produto técnico tem potencial para prover entes públicos e privados de uma ferramenta de utilização ampla da Arquitetura de Escolha que diminua os ônus sociais e financeiros acarretados pelas limitações do processo educacional.
- ItemUso de ‘Nudges’ para encorajar o envolvimento e melhorar o desempenho acadêmico de alunos(2023-05-24) Silva, Philipe Fioravante da; Doutor Bruno César de Melo Moreira; Doutor Daniel Fonseca CostaA Economia Comportamental, através do envio de nudges, tem se tornado um meio crescentemente utilizado como ferramenta promotora de melhoria na oferta de políticas públicas. Na esfera educacional, a literatura apresenta que simples intervenções comportamentais podem contribuir com a melhoria de índices educacionais que impactam a eficiência da política pública. O presente estudo científico, tem como objetivo analisar se a aplicação de nudges, por meio do envio de mensagens, condiciona uma melhoria no desempenho escolar de estudantes do ensino técnico. Foi conduzido um experimento, com uma intervenção no formato de Randomized Complete Block Design (RCBD). Participaram do experimento 159 estudantes de forma voluntária, com idades entre 15 e 19 anos, que estavam matriculados no ensino médio/técnico de uma instituição federal de ensino. Os alunos inicialmente foram separados em 9 blocos, representados pelo ano e curso dos estudantes e, posteriormente, foram aleatoriamente separados em 3 grupos de tratamento: Grupo Experimental 1 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem softer"; Grupo Experimental 2 em que os alunos receberam lembretes em uma "linguagem harder”; e Grupo Controle sem exposição à nudges. A intervenção experimental ocorreu durante todo o 3° trimestre escolar de 2022 e os resultados mostraram que os tratamentos possuem o mesmo efeito para a média das notas dos alunos, inexistindo diferença estatisticamente relevante entre os tratamentos testados e o desempenho escolar.