Especialização em Gestão
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Gestão por Assunto "Empreendedorismo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Importância da Educação Empreendedora para o Futuro dos Jovens do Ensino Médio(2024-01-11) Godoy Filho, Amauri Américo de; Dias, Fábio Alexandre; Doutora Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeO Brasil é um país que se destaca pela quantidade e variedade de empreendedores e de empreendedorismo, porém tem uma elevada taxa de mortalidade de negócios logo no primeiro ano após a abertura da organização, motivo este ocasionado pela falta de conhecimento e capacitação dos empreendedores quanto à gestão de seus negócios. A faixa etária dos 18 aos 25 anos é a que mais empreende na atualidade como forma de renda principal ou complementar, e por este motivo, se faz necessário a preparação e capacitação dos mesmos para mitigar está mortalidade e proporcionar a longevidade e o sucesso desses jovens com seus empreendimentos ou mesmo de terceiros. Objetiva-se compreender e avaliar os reflexos e diferencial da educação empreendedora no ensino médio e o quão isso é importante para os jovens na sua formação empreendedora e profissional, para isso foi realizada a revisão da legislação existente, da bibliografia em livros, artigos científicos, sítios e portais governamentais e institucionais, bem como aplicada uma pesquisa qualitativa por meio de canais digitais, realizada no município de Campinas – SP e no seu entorno para identificar o perfil socioeconômico desses jovens, e a relevância da educação empreendedora para o seu futuro pessoal e profissional. Concluiu-se que a educação empreendedora é importante para o futuro dos jovens e o quanto antes acontecer esta capacitação no ensino médio, em caráter nacional e focada, menor será a taxa de fracasso dos futuros empreendedores, maior será a contribuição destes jovens para a economia e sociedade, através da geração de riquezas e de empregos principalmente por meio do empreendedorismo próprio.
- ItemEducação empreendedora: um estudo de caso da implantação de uma empresa júnior em uma faculdade de tecnologia(2024-04-10) Rogerio Rodolfo Baptista; Doutora Rita de Cássia Leal CamposEste artigo tem como objetivo descrever a implementação de uma Empresa Júnior (EJ) em uma Faculdade de Tecnologia, relacionando o processo com as questões pertinentes a educação empreendedora. A EJ tem finalidade de proporcionar aos estudantes uma experiência prática no mundo empresarial, sendo uma oportunidade para aplicarem seus conhecimentos e desenvolverem suas competências. A metodologia norteadora do artigo é o estudo de caso, sendo utilizado como técnicas de coleta de dados foram observações, participações em reuniões e enquete. Análise dos dados foi qualitativa. O processo de implementação da EJ foi dividido em três fases: 1) diagnóstico e estudo de viabilidade (concluído); 2) processo seletivo (concluído) e 3) Formação das equipes e organização inicial da EJ (em andamento). As informações indicaram uma adesão significativa ao projeto, refletindo o interesse institucional e dos alunos. Destaca-se o uso da EJ como instrumento da educação empreendedora, pois ela ajudar criar consciência sobre o empreendedorismo, influenciar atitudes empreendedoras, cultivar características essenciais, desenvolver habilidades empresariais e apoiar empreendedores e empresas. A EJ tem um papel ativo na preparação para o mercado atual, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos na prática, enriquecendo sua formação e contribuindo para o desenvolvimento de suas competências. Conclui-se que o projeto é viável e promissor para promover o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes. Espera-se que essa iniciativa contribua para o fomento do empreendedorismo e inovação, fortalecendo os laços entre a instituição e a comunidade local.
- ItemMotivação para empreender: um estudo de caso com jovens universitários do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino em Manaus-AM(2024-04-15) Bezerra, Stiffanny Alexa Saraiva; Gonçalves, Pedro João; Prof.ª. Dra. Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeEmpreender geralmente significa ter um negócio, expandir um empreendimento já existente ou criar algo e transformar em um negócio, constituindo um processo de geração de riqueza e criação de ocupações na economia. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo identificar a motivação de uma pessoa para empreender. Deste modo, realizou-se um estudo básico, qualitativo e exploratório, por meio de um estudo de caso, onde foi aplicado um questionário com questões mistas, confeccionado no Google Formulários, aos alunos do curso de Administração de uma instituição de Ensino Superior no município de Manaus/AM, distribuídos entre os períodos 2º a 8º. No total, participaram 106 alunos e 23 egressos. A maioria dos participantes foram mulheres, entre 18 e 29 anos, solteiras e que exerciam alguma atividade remunerada. Os resultados demonstram inclinação dos participantes, ou no mínimo um grande interesse, em se tornarem empreendedores, considerando que 43 deles já desenvolveram alguma atividade empreendedora e atualmente 28 desenvolvem alguma atividade, que são na maioria do comércio, com a venda de algum produto, e de maneira informal. Os motivos preponderantes para empreender estão na busca da autonomia individual obtida pela renda, e na realização de um sonho pessoal. Logo, as motivações são múltiplas, indo além de uma necessidade ou de uma oportunidade. Nesse contexto, a realização de atividades que estimulem o espírito empreendedor no âmbito acadêmico é fundamental para a formação de profissionais inovadores e preparados para lidar com o constante dinamismo do cenário global atual.